sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Estabilização vertebral

- Publicidade -

Postura e Saúde

Alini Brito – Fisioterapeuta e Educadora Física • Dúvidas no site www.itcvertebral.com.br

Alterações no equilíbrio da coluna durante o movimento, suporte de cargas e hábitos posturais errados podem gerar instabilidade. Pesquisas têm mostrado excelentes resultados com a utilização dos exercícios terapêuticos específicos.

Mais de 80% da população mundial ira ter a experiência de dor lombar ou cervical alguma vez na vida; e 87% destas pessoas apresentam recorrência dentro de um ano após o primeiro episódio de dor. Sabe-se que esta dor pode desaparecer entre 4 a 6 semanas, porém os músculos profundos locais permanecem em disfunção ou inibidos.

A estabilidade pode ser definida como a habilidade de controlar o movimento e de prevenir os movimentos indesejáveis ao redor de um ponto fixo.

Estabilização segmentar vertebral (esv) é um método inovador idealizado por fisioterapeutas da universidade de queensland (austrália) na década de 90, baseado em pesquisas cientificas. Surgiu então a estabilização segmentar vertebral “esv”; que consiste no re-treinamento do sistema muscular através dos exercícios de controle motor para músculos específicos, e tem sido utilizado com sucesso não só na coluna vertebral como também nas articulações periférica. A esv possui uma vasta aplicabilidade na fisioterapia e deve ser utilizada em conjunto com outras técnicas.

O programa de estabilização vertebral utiliza o sistema muscular para proteger as estruturas articulares da coluna de microtraumas repetitivos, dor recorrente e mudanças degenerativas; uma vez que os elementos estáticos da coluna vertebral, que sofreram ou não ação externa, já não respondem à estabilização provida por estes. Então, se faz necessário a ação dos elementos dinâmicos, os músculos.

A estabilidade vertebral é dada por elementos estáticos e dinâmicos da coluna, sendo os estáticos: corpos vertebrais, articulações facetárias, cápsula articular, discos intervertebrais e os ligamentos espinhais; e os dinâmicos: o sistema músculotendineo e ligamentos, em especial os músculos multifidos e transverso do abdômen. Através da técnica de estabilização vertebral, podemos fortalecer os músculos profundos da coluna vertebral e melhorar o grau de estabilidade vertebral. O músculo Transverso Abdominal é um músculo mais profundo que se localiza na região ântero-lateral do abdômen. Os músculos Multifidos são responsáveis por 2/3 da rigidez segmentar, e atuam na extensão rotação, inclinação lateral, sendo importantes estabilizadores lombares.

O papel dos músculos estabilizadores segmentares é de promover proteção e suporte às articulações através do controle dos movimentos fisiológicos e translacionais, que no caso excedam 4 mm. Para que tal aconteça é necessária uma ativação tônica, de baixa intensidade e específica estabelecendo assim o controle motor normal desses músculos.

Neste caso de controle da musculatura do tronco, durante a realização dos exercícios, o terapeuta dirige a atenção do paciente para a posição em que a coluna se encontra e a sensação da contração dos músculos, objetivando a percepção da estabilização da coluna vertebral.

É comprovado que atua revertendo perdas de função muscular que costumam ocorrer após lesão na coluna ou problemas degenerativos, e reduz recaídas principalmente em pacientes com problemas antigos na coluna seguidos de perda de tônus da musculatura estabilizadora. Sendo portanto, a Estabilização Segmentar Vertebral, um método que atua na recuperação da estabilidade, principalmente da coluna lombar, e pode determinar, portanto, prevenção da instabilidade, assim como concorrer de forma significativa para a melhora no sintoma doloroso de pessoas com patologias lombares e viabilizar a melhora no quadro de dor apresentado por estas pessoas. Mais informações no www.herniadedisco.com.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas