quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estado recupera 54% dos veículos

- Publicidade -

Apesar do alto índice de veículos roubados e furtados, o Rio Grande do Norte se destaca na quantidade de recuperações. O RN é o 2º estado do Nordeste com maior número de veículos recuperados, perde apenas para Alagoas. As informações são baseadas nos dados fornecidos pela CnSeg, considerando o período de janeiro a junho de 2014. Em todo o Brasil, 138.291 carros foram recuperados, o que corresponde à 52,2% do total de veículos roubados. Considerando o RN, o índice é de 54,67%  – dos 2.528 roubados, 1.382 são recuperados. Alagoas está a frente com a porcentagem de 54,67% de recuperação.
Com os pátios da Deprov lotados, carros apreendidos em operações policiais ficam estacionados nas ruas e calçadas próximas
O Diretor de Polícia Civil de Natal e Grande Natal, delegado Matias Laurentino, acredita ainda que este número pode ser maior. “De acordo com informações que tive acesso, chegamos a 60% de recuperação de veículos”, disse. No entanto, estes dados não puderam ser fornecidos para a reportagem até o fechamento desta edição.

#SAIBAMAIS#O delegado explica ainda que as principais que Policia Civil retoma um carro roubado são por diligências, após perseguições policiais em que os criminosos estavam usando para transporte de drogas, ou por abandono após o crime. “Muitas vezes eles (os veículos) estavam sendo utilizados para determinado assalto e no final abandonaram o carro”, cita.

Guarda de veículos
A Polícia Civil tem responsabilidade pela guarda dos veículos enquanto está em fase de instauração de inquérito. Cabe à Justiça cuidar dos veículos após a conclusão das investigações. “Quando a polícia apreende um veículo deve gaurdá-lo enquanto está na fase de inquérito. Quando for concluído e enviado à Justiça, a guarda passa a ser do Judiciário, por ser parte do processo”, explica o delegado da Especializada de Narcóticos (Denarc), Márcio Lemos. Dos veículos que estavam no pátio da Denarc – que não foram especificados quantos –, dez foram levados para o depósito judiciário para veículos no final de abril.

Sob a responsabilidade do órgão policial, além de ficar guardado, o veículo ainda pode ser usado. Isso pode ocorrer, caso se constate que está regular, e era produto ou usado para o tráfico de drogas. É possível pedir judicialmente o uso como viatura descaracterizada, informa.

Quando se constata que o proprietário não tinha envolvimento com o caso, pode ser devolvido ao dono desde que se tenha uma decisão judicial nesse sentido. “Dos que não foram nem devolvidos ao dono, nem viraram viaturas descaracterizadas, cerca de três estão aqui aguardando vistoria da Deprov [Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cragas] e, se necessário, do Itep, para verificar regularidade e possível envolvimento em crimes”, afirma Márcio Lemos. Apesar de constante, as entradas de novos veículos apreendidos, a Polícia Civil não pôde disponibilizar até o fechamento desta edição o número de veículos acumulados nas delegacias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas