quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Estranho universo escolar nos primeiros dias de aula

- Publicidade -

O ano escolar teve início na maioria das escolas de Natal nesta semana. Para algumas crianças, que estão entrando no universo escolar pela primeira vez, tudo é novidade e nem sempre sair do ambiente familiar e uma tarefa simples. Por isso, é imprescindível que a escola e os pais trabalhem em conjunto nessa adaptação para que a criança tenha um melhor resultado em sala de aula.
O papel da escola é fundamental para adaptação gradual das crianças ao novo dia a dia
Apesar de todos ligarem a adaptação sempre aos estudantes menores, ela tem que ser vista com cuidado em todas as fases. Sair da educação infantil para o ensino fundamental, por exemplo, requer também atenção dos pais e professores. Isso porque, o aluno vai deixar para trás o lado mais lúdico do ensino e terá contato, pela primeira vez, com uma nova metodologia de ensino. Não é à toa que muitas dúvidas e inseguranças aparecem nesse momento. Os primeiros dias de aula são sempre cheios de ansiedade e insegurança. A nova fase escolar gera incerteza não só para as crianças, mas para os pais também.

O papel da escola é fundamental para essa adaptação gradual do aluno ao novo dia a dia. No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, por exemplo, o Serviço de Orientação Educacional (SOE), que é composto por psicóloga, orientadora e coordenadora trabalha no sentido de auxiliar pais e alunos nesse novo momento. A finalidade é construir uma parceria com os professores visando um melhor monitoramento, orientação de comportamento, responsabilidade e envolvimento dos alunos no processo educativo de forma integral.

“As crianças que chegam para o ensino fundamental, vivenciam, dentre outras coisas, atividades de reconhecimento e exploração do novo ambiente escolar, que estimulam a autonomia e segurança. Além disso, contamos com a parceria da família para que juntos possamos ajudar na superação dessa etapa de forma plena e tranquila”, comenta a orientadora educacional Lylane Medeiros.

Com três anos atuando como professora do 2º ano do ensino fundamental do Colégio das Neves, Ana Sérvula Morais explica que o processo de adaptação das crianças ocorre sempre de forma tranquila, mas não é algo rápido. É preciso respeitar o tempo de cada criança. “O dia a dia no ensino fundamental exige um tempo maior para que os alunos se adaptem as aulas com uso de diversos livros e cadernos diferente do que foi vivenciado nas séries infantis. Isso implica, por exemplo, em mais responsabilidade e organização com horários de estudo e esporte, materiais e lanche”, explica.

E essa responsabilidade é uma das grandes diferenças entre a educação infantil e o ensino fundamental. Quando inserida na educação infantil, a criança ainda conta com muita ajuda da equipe de professores e, por isso, sempre se sente acolhida como num espaço familiar. Já no ensino fundamental, a criança deve começar a buscar sua autonomia. Para esta conquista é importante que, mais uma vez, pais e escola trabalhem juntos, estimulando o desenvolvimento da criança. “É primordial que as famílias atuem em parceria com o colégio. Os pais precisam compreender e respeitar as normas da nova rotina dos filhos que visa, principalmente, autonomia e irá ajudar no desenvolvimento de atitudes e limites de forma integral”, orienta

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas