quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Estratégias de desenvolvimento

- Publicidade -

Amaro Sales
empresário, presidente da Fiern

No dia 18 de julho passado o Mais RN divulgou a Estratégia de Desenvolvimento Econômico e Promoção de Investimentos para o Rio Grande do Norte dos próximos 20 anos. Focada em questões e desafios estruturais e de longo prazo, ela enfatiza dois vetores essenciais: a promoção da competitividade sistêmica, com aumento da atratividade do ambiente de negócios, e o desenvolvimento do empreendedorismo potiguar, com ênfase na promoção ativa de investimentos.

Sobre esses dois elementos estruturais apoiam-se quatro grandes agendas prioritárias: a de promoção do crescimento econômico pelo empreendedorismo; a de ampliação da infraestrutura; a de qualificação do capital humano; e a de consolidação de um Estado eficiente e com instituições de qualidade. Esta última agenda, a única que ainda não abordamos nesta série de artigos, é indispensável para o crescimento econômico e a inclusão social sustentáveis.

James Robinson, renomado economista da Universidade de Harvard, nos indica, por meio de extensas e prolongadas pesquisas, que nações, estados ou cidades fracassam porque não constroem instituições econômicas e políticas de qualidade, capazes de criar oportunidades de crescimento para todas as pessoas.

No nosso Rio Grande do Norte, a agenda estratégica de construção dessas instituições passa pelo equacionamento fiscal do Estado, com elevação da sua capacidade de investimento para o patamar de 20% da receita corrente líquida até 2025; pela melhoria da qualidade e produtividade dos serviços públicos estaduais e municipais; por uma regulação e gestão ambiental ágil; e por um ambiente amigável aos negócios e investimentos privados.

Todas essas estratégias de ação, bem como as metas e projeções para os principais setores e segmentos econômicos do Rio Grande do Norte, podem ser encontradas no Portal MaisRN, disponível em www.maisrn.org.br (que já está no ar) ou através do Portal FIERN em www.fiern.org.br

Orientado para novos investidores, nacionais e estrangeiros, que buscam as melhores opções para os seus negócios, o Portal Mais RN oferece uma ampla gama de informações valiosas, incluindo uma síntese do perfil socioeconômico do Estado, com georreferenciamento dos principais ativos, equipamentos de infraestrutura e setores produtivos, além de mais de 400 oportunidades de investimentos e negócios e uma seção completa de suporte ao empresário, com orientações para a abertura de empresas, programas de apoio e muito mais.

Com o lançamento da Estratégia de Desenvolvimento e do Portal de Oportunidade de Investimentos e Negócios, o Mais RN compartilha com a sociedade potiguar a sua proposta para a construção de um futuro promissor para o Estado. Vale destacar que o sucesso dessa empreitada depende diretamente da consolidação de um amplo pacto político e social pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte, com a adesão e participação de todas as instâncias de governo, do empresariado e especialmente, de amplo apoio político da sociedade potiguar.

O Mais RN continuará contribuindo para essa transformação. Nossos próximos passos são a elaboração dos planos de negócios para as cinco oportunidades prioritárias, da carteira de projetos estruturantes para o setor público e da carteira dinâmica com os vinte projetos de investimentos e negócios mais relevantes. Conto com o apoio e participação do empresariado e de toda a sociedade potiguar para mais esta etapa. Vamos construir juntos o futuro que queremos para o nosso Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas