quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Estrutura do novo aeroporto para receber ‘Vips’ será testada

- Publicidade -

Vinícius Menna
Repórter

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, deverá passar por um simulado realizado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) no dia 8 de maio, das 13h às 18h. A data fica a dois dias do “prazo limite” anunciado pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para o início das operações das companhias aéreas no aeroporto. De acordo com a SAC, o Aeroporto Internacional Augusto Severo também passará por um simulado no dia 27 de maio, das 13h às 18h.
Simulação no Aeroporto Governador Aluízio Alves será dia 8/05
A informação foi divulgada ontem, em Brasília, durante o lançamento do Plano de Operação para a Copa do Mundo, que traça as diretrizes a serem seguidas pelo setor durante o evento. O objetivo é evitar congestionamentos nas pistas de pousos e decolagens e nos pátios dos aeródromos.

#SAIBAMAIS#Durante o período do plano, os aeroportos serão coordenados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da Força Aérea. “Todos os pousos e decolagens terão que ser autorizados por esses órgãos”, afirmou o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho.

A exemplo do que já foi feito em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, técnicos vão testar a infraestrutura aeroportuária, a segurança e os trajetos que serão percorridos pelos convidados do evento na chegada ao aeroporto e na saída do terminal. Pelo planejamento, segundo a SAC, os VIPs, como são chamados, deverão passar por locais restritos a fim de garantir a fluidez dos demais passageiros e turistas nos aeroportos. As equipes deverão medir o tempo e o percurso das delegações dentro do aeroporto e definir como será o transporte terrestre de seleções e convidados.

Questionada se houve alguma mudança no cronograma de início das operações do Aeroporto Governador Aluízio Alves, a SAC reiterou a data de 10 de maio. A Secretaria informou ainda que as áreas do aeroporto já estão muito bem delimitadas e que não há impedimento para a realização do simulado na data prevista.

O Aeroporto Internacional Augusto Severo também passará por testes. Segundo a SAC, a ideia é utilizá-lo no período da Copa do Mundo para o estacionamento de aeronaves, permitindo desafogar o fluxo no Aeroporto Aluizio Alves, equipamento oficial do evento.

A SAC informou ainda que o plano para os aeroportos do RN prevê incremento de 126 profissionais, sendo 96 policiais federais, nove técnicos da Anac, cinco agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), oito do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e oito agentes da Receita Federal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas