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Estruturas atuais sofrem sem obras complementares

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As duas pontes que cruzam o rio Potengi apresentam realidades diferentes. A mais nova (Newton Navarro) está subutilizada e aguarda as obras de acesso para receber fluxo maior de veículos. Além disso, a ponte não está equipada com as estruturas que protegem os pilares contra possíveis  choques de navios – as defensas. A proteção só será providenciada em 2017.
As duas pontes que cruzam o rio Potengi apresentam realidades diferentes
Do outro lado, em Igapó, a ponte é palco, diariamente, de engarrafamentos quilométricos que desafiam a paciência dos motoristas. A estrutura está comprometida. É fácil observar o desgaste dos pilares de sustentação do equipamento. Sem cuidados e fiscalização, a ponte se torna local para prática de ações ilícitas. Usuários de droga usam a ponte como esconderijo e local para consumir os entorpecentes.

Na última semana, a TRIBUNA DO NORTE esteve em ambos locais e constatou alguns problemas existentes. Confira:

Newton Navarro
De acordo com a STTU, atualmente, passam aproximadamente 35 mil veículos  por dia no local. A quantidade é pouco mais da metade do que a ponte pode receber – 60 mil/dia. O número baixo pode ser explicado pela falta de acesso adequado no lado norte da ponte. O projeto, que está incluído no Pró-Transporte, custará R$ 12 milhões e é constituído de um viaduto e desvios.

#SAIBAMAIS#Segundo o projeto, o motorista que sair da Newton Navarro vai passar por baixo do viaduto e poderá seguir pela rua  Conselheiro Tristão, que será reurbanizada. A via faz parte do Eixo Moema Tinoco, do Pró-Transporte, e deverá ser usada pelos motoristas que quiserem chegar à BR-101 Norte. Os acessos também contarão com desvios  para quem quiser seguir pela João Medeiros Filho.

Mas a obra esbarra na letargia do Governo do Estado e em desapropriações. O problema é presenciado de perto pela família da dona de casa Marlúcia Damasceno, 56 anos. Ela é proprietária de duas casas localizadas às margens da avenida João Medeiros Filho, na rotatória de acesso a ponte. “Não sei quando vou sair daqui. Estou esperando o Governo do Estado construir minha casa. Mas, até agora, não fizeram nada”, diz.

Quando esteve no local – por volta das 9h e 17h30 da última quarta-feira e 7h da última quinta-feira –, a reportagem não presenciou engarrafamentos. O tráfego, em ambos sentidos,  seguia em fluxo contínuo com pequena retenção apenas no semáforo da rotatória.

Igapó
Os moradores da zona Norte já sabem e contabilizam o tempo que vão perder no engarrafamento da ponte de Igapó antes de saírem de casa. Todos os dias, antes das 6h e até às 8h, é certo que a quantidade de carros estará maior que o espaço pode comportar com fluidez. Ocorre que são pelo menos cinco vias que desembocam  em apenas duas faixas na ponte. Além disso, não é raro que ocorram acidentes e pequenas colisões na própria ponte ou nas proximidades da mesma.

A estrutura do equipamento apresenta deterioração já apontada em vistorias feitas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN). O órgão responsável pelo equipamento, o Dnit, afirma que vai restaurar a ponte. “O edital será lançado até 15 de janeiro de 2015, uma vez que estão sendo analisados os preços na sede do DNIT, diante da nova metodologia da execução”, informa a assessoria de imprensa do órgão.

Enquanto a estrutura não recebe reformas, o local se transforma em refúgio para drogados. Na manhã da última quarta-feira, a reportagem flagrou uma usuária de crack consumindo a droga debaixo de uma estrutura na cabeceira norte da ponte. “Ninguém me incomoda aqui. Eu estava em casa, bateu a nóia e vim para cá. Vou sair dessa  vida”, disse a mulher ainda sob efeito da droga. A jovem aparentava ter pouco mais de 30 anos e disse morar próximo a ponte.

Moradores do local confirma que a ponte é usada por outros usuários de drogas e bandidos aproveitam a estrutura para se esconder. “Acontece de tudo debaixo dessa ponte. Além desses problemas, ainda tem essas ferrugens e pedaços do concreto que ficam caindo”, aponta um morador.

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