segunda-feira, 13 de maio, 2024
25.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Estudantes acham provas complexas

- Publicidade -

Os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último final de semana, disseram ter sido o certame complexo e cansativo. Além do conteúdo, considerado mais difícil que os de anos anteriores, a avaliação passou a ter o triplo de questões se comparada ao ano passado. “Em 2008 era um dia de prova e tínhamos que fazer 62 questões. Agora em 2009 nós tivemos dois dias de avaliação com 90 questões cada dia. Somente a redação permaneceu com o mesmo método”, explicou Rafael Soares, que tenta o Enem pela segunda vez. Rafael,  ex-aluno da Escola Estadual Edgar Barbosa, se mostra otimista com o resultado. “Estudei mais e adquiri mais experiência”.

Para a estudante Rute Marques, de 16 anos, as provas se mostraram tão cansativas que o maior temor foi não conseguir completar as questões antes do horário limite. “O nível era muito alto, mas eu gostei”, afirmou a estudante, que compartilhou da mesma opinião de Rosa de Lima. “As questões eram complexas o que requer muito raciocínio para pouco tempo”, reforçou.

Somente um estudante do Colégio Salesiano São José, entre todos os ouvidos pela Tribuna do Norte, se mostrou “relaxado” com as longas questões do Enem. Murilo Augusto disse que as provas eram, de fato, longas, mas achou-as fáceis.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, informou ontem que menos  de 2,6 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem em todo o País. A abstenção é recorde, de pelo menos 37,7% do total de inscritos – cerca de 4,1 milhões de pessoas – enquanto em 2008 o comparecimento chegou a 72%. O percentual de abstenção ainda pode subir, já que o dado é relativo à aplicação da prova de ontem (5).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas