quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Estudantes acompanham alinhamento de planetas

- Publicidade -

Mais de cem curiosos passaram à vista pelo  telescópio montado na Pedra do Rosário, na noite de ontem, oportunidade em que puderam testemunhar o fenômeno da “conjunção de planetária”, que foi o alinhamento de quatro planetas na linha do horizonte – Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno, juntamente com a Lua, que apareceram enfileirados pela ordem numa sequência de “baixo para cima”. Para comemorar o evento, o professor de Física do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Antônio Araújo Sobrinho, convidou estudantes e servidores do Instituto, comunidade externa e todos os interessados a participar da atividade de observação da “Fantástica conjunção planetária”.

#SAIBAMAIS#“Este tipo de fenômeno possibilita que um habitante terrestre observe alguns astros do Sistema Solar numa mesma região do céu, visualmente próximos entre si. Na conjunção observaremos a Lua e os planetas aparentemente juntos no céu, no horizonte Oeste, logo após o pôr do Sol”, explicou o professor Araújo.

O fenômeno ocorrerá ainda no final da tarde e começo da noite de hoje, mas o telescópio pertencente ao Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) será colocado na cidade de Pau dos Ferros, na região Oeste e a 400 quilômetros de Natal.

Nas condições em que ocorreu o fenômeno ontem à noite, o professor Antonio Araújo, disse que “É uma coisa um tanto rara, que ocorre a cada 50 anos”.

O professor Antonio Araújo dizia, ontem à noite, que o fenômeno pode ser visto a olho nu, mas com o aparelho, segundo ele, a pessoa pode visualizar as estrelas e planetas, observando detalhes que diferenciam um planeta de uma estrela.

Ele explicou que o  fenômeno da conjunção planetária iria ocorrer até às 20h30, sendo que os planetas Mercúrio e Vênus “baixariam mais cedo na linha do horizonte”.

Conjunção é um termo usado na astronomia. Significa que, quando vistos de algum lugar (geralmente a Terra), dois ou mais corpos celestiais estão alinhados no céu.

A previsão é de que ainda hoje ocorra a conjunção astronômica, popularmente conhecida por “alinhamento de planetas”. Este tipo de fenômeno possibilita que um habitante terrestre observe alguns astros do Sistema Solar numa mesma região do céu, visualmente próximos entre si.

Na conjunção deste meio de semana, observa-se a Lua e os planetes Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno aparentemente juntos  no céu, no horizonte oeste, logo após o pôr do sol. Mesmo sem nenhum instrumento observacional será possível identificar estes astros, nesta região do céu.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas