terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Ex-fuzileiro desbrava as rodovias

- Publicidade -

Depois de quase três décadas servindo as Forças Armadas, como fuzileiro da Marinha, Miguel Eudes Nunes decidiu mudar, radicalmente de vida. Hoje em dia, aos 53 anos de idade, ele se aventura pelas rodovias do Brasil, pedalando em sua “magrela preta”, como se refere a sua bicicleta, para conhecer lugares que antes ele só imaginava na sua mente. O primeiro grande desafio, segundo o fuzileiro da reserva, foi uma pedalada até o município de Ceará-Mirim, distante 38 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

“Fiz esse trecho para saber como estava meu ritmo de pedalada e deu para perceber que dava para fazer entre 100 e 120 quilômetros por dia. E foi aí que comecei a pensar em distância maiores”, revela Eudes.

Miguel Eudes Nunes e João Ramalho de Costa Júnior partem hoje, com destino ao sertão paraibano, em mais um desafio de bicicleta

Foi quando Miguel decidiu ir participar, em 2013, da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. A mulher e o filho dele também foram, só que de avião. Ele optou por um meio menos convencional e comprou a ideia de ir de bicicleta até a capital carioca. Foram 2.500 quilômetros percorridos em 29 dias.

“Uma viagem dessa é complicada. Teve dias em que dormi dentro do mato, nos acostamentos das estradas, porque não tinha pousada por perto, principalmente no trecho de Alagoas. Me alimentava de pão, queijo, banana e água até encontrar uma cidade próxima, para poder fazer minhas refeições.  Mas, tudo valeu a pena, serviu como aprendizada e experiência”, recorda-se.

Não contente em ir até o Rio de Janeiro, decidiu esticar a viagem, na volta, também de bicicleta, passou por São Paulo e Minas Gerais. “Queria conhecer as estradas de lá, saber, realmente, se existem rotas da ´morte´, como se falava. E, uma coisa é certeza: é difícil pedalar por lá”, afirma.

Agora, o desafio é outro: nascido na Paraíba, Miguel Eudes decidiu ir visitar os parantes e os túmulos dos seus pais, na cidade de Teixeira, sertão paraibano, quase na divisa com Pernambuco. E, como não podia deixar de ser, vai de bicicleta, sendo que, dessa vez, ele vai ter um acompanhante. O sobrinho João Ramalho de Costa Júnior, de 16 anos, vai fazer sua primeira viagem de bicicleta. “Quando falei com os meus amigos da escola, eles me chamaram de louco, por ir em uma aventura dessas. Chamei eles para irem comigo, mas nenhum teve coragem”, afirma Júnior.

O início da aventura está marcado para acontecer hoje, às 20h, do Conjunto Potengi, na Zona Norte de Natal. Serão 368 quilômetros de pedalada, com a previsão de chegada para quarta-feira, dia 24 de dezembro, véspera de Natal. “Uma viagem assim é mais tranquila, já que deve durar apenas três dias. Vamos ter umas complicações, principalmente com as ladeiras, mas nada que nos assuste”, disse Miguel.

A volta ainda não tem data marcada, mas, pode ser que acontece na época do reveillon, na virada do ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas