sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Explorando o litoral

- Publicidade -

Marcelo Filho
repórter

A estação do ano que é a cara das férias já chegou. O verão no Brasil teve início no último 22 de dezembro e promete ser um dos mais intensos dos últimos anos. A temperatura média deverá ficar até 4ºC mais alta, decorrente de fenômenos climáticos como o El Niño. Apesar dos cuidados necessários, não deixe que o calor se torne sinônimo de transtorno, concilie com passeios ou estadias em praias e lagoas. Não é preciso ir muito longe, o próprio litoral potiguar oferece verdadeiros convites para quem quer fugir da rotina e garantir momentos de diversão e tranquilidade.
A praia de Jenipabu compõe um cenário digno de um oásis, com enormes dunas ao longo da costa
A faixa litorânea do Rio Grande do Norte, compreendida em mais de 400 Km de extensão, é dona de variados atrativos para ninguém botar defeito. Nem só de mar, areia e coqueiros vive a costa do RN, mesmo que a junção destes elementos formem verdadeiras obras pinceladas pela natureza. Cada lugar possui suas atrações, que vão desde um simples e relaxante banho de lagoa a um passeio de dromedário nas dunas, passando pela gastronomia e  baladas noturnas. É uma vasta lista de atividades e programas para atender aos mais variados gostos, até mesmo a pessoa mais exigente pode se deixar convencer.

Prova de que o ambiente praiano é cativante está na predileção da uruguaia e professora universitária Letícia Gambetta, 46. “O que eu mais gosto do litoral é a variedade de praias e a diversidade de opções para comer algo à beira do mar”, afirma. A mudança com a família do Uruguai para o Rio Grande do Norte, há 13 anos atrás, teve como um dos motivos a oportunidade de contemplar mais de perto as belezas exuberantes do litoral potiguar. “Tanto meu esposo como eu temos uma conexão especial com o mar. Já conhecíamos as praias  do RN antes como turistas e nos apaixonamos por elas”, disse a professora, que tem a praia de Pirangi, no Litoral Sul, como favorita.

Embora a costa do estado seja bastante extensa, destacamos alguns locais para que você possa aproveitar da melhor maneira o período de veraneio e das férias com os principais atrativos oferecidos. Do litoral norte ao sul, é possível encontrar atividades como passeios a bordo de bugues ou de dromedários em Jenipabu, praticar esportes radicais em São Miguel do Gostoso, praticar stand up paddle em Ponta Negra, saborear deliciosos pratos em Pipa, curtir as festas badaladas em Pirangi ou se banhar na lagoa de Jacumã, em Ceará-Mirim.

Jenipabu
Localizada em Extremoz, no litoral norte, tem como principais meios de acesso a RN-303 e RN-304. A praia de Jenipabu compõe um cenário digno de um oásis, com enormes dunas ao longo da costa. Para completar o cenário, são realizados passeios com dromedários sobre as dunas, com preços que variam entre R$50 e R$80.

São Miguel do Gostoso
A calmaria de Gostoso contrasta com a adrenalina dos esportes praticados à vela, como kitesurf e windsurf. Ventos fortes e intensos e ondas de até dois metros de altura propiciam as atividades. No local, os visitantes podem encontrar clubes especializados em velejo que oferecem serviço de aluguel dos equipamentos.

Ponta Negra
Além de atrair visitantes do Brasil e do mundo, o principal cartão postal de Natal virou point dos praticantes de stand up paddle, modalidade de remo feito em pé sobre prancha. Também há a possibilidade de experimentar, através de locação, o flyboard, equipamento propulsor acoplado aos pés.

Pipa
A praia da Pipa está localizada em Tibau do Sul, a 77km de Natal. A RN-003 é a principal via de acesso. Pipa é mundialmente conhecida por suas águas claras e mornas, suas falésias, vegetação e piscinas naturais. Dispõe também de uma ampla variedade gastronômica, com pratos típicos italianos, chineses, japoneses, espanhóis…

Praia de Pirangi
A praia, localizada em Parnamirim, receberá várias atrações e eventos para todos os gostos durante este mês, como a apresentação dos cantores Isaque Galvão e Artenisa, dia 8 na Apurn. Também tem festa para os baladeiros, como o Summer For Friends (09/01) e a White Party (15/01), com grandes atrações.

Lagoa de Jacumã
Lugar ideal para prática de tirolesa das altas dunas que arrodeiam a lagoa, localizada em Ceará-Mirim. Também há a opção de descer as dunas em direção às águas pacatas de Jacumã por meio do esquibunda, em que as pessoas deslizam sobre a areia até chegar à lagoa. Serviços de passeio de bugue são oferecidos aos visitantes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas