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FAB estuda propostas para terminal

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Daísa Alves
repórter

A Força Aérea Brasileira admite possível liberação da estrutura do antigo Aeroporto Augusto Severo para uso público e diz que proposta da Fecomércio está “muito próxima” dos planos do órgão federal. No entanto, a Aeronáutica já negou as ideias de transferência de Ceasa ou de novo terminal rodoviário. O posicionamento foi dado na manhã de ontem, durante reunião entre os representantes regionais da Aeronáutica, entidades comerciais e o Governo do Estado, representado pela  Secretaria de Desenvolvimento (Sedec).
Ontem a Fecomércio apresentou à Aeronáutica proposta de criar no prédio do ‘Augusto Severo’ um complexo comercial e cultural, com a implantação de um novo Centro de Convenções
No encontro, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz, entregou cópias da proposta da entidade para o novo uso da área ocupada pelo terminal de passageiros, estacionamento e terminal de cargas do Aeroporto Augusto Severo, desativado desde o final de maio, após a entrada em operação do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Toda a área de propriedade da Aeronáutica e a cessão de uso para a Infraero, operadora do antigo aeroporto, foi automaticamente extinta a partir do momento em que a atividade para a qual foi feita a cessão deixou de ser exercida. O Coronel André Monteiro, comandante da Base Aérea de Natal (Bant) explicou na reunião que a cessão se destinava à atividade aérea e aeroportuária civil. “Temos nossas ideias para lá, mas estamos, sim, totalmente abertos a sugestões que sejam exequíveis”, afirmou o comandante da BANT, Coronel Monteiro, não entrando em detalhes sobre os planos que a Aeronáutica teria para a área, mas afirmou que a proposta da Fecomércio está “muito próxima” do que está sendo estudado.

#SAIBAMAIS#A ideia apresentada pela Fecomércio é criar um complexo comercial e cultural no espaço, com a implantação de um novo Centro de Convenções – para atender à demanda reprimida do chamado Turismo de Eventos em Natal -, um Museu Aeroespacial e um complexo comercial (que daria a sustentação financeira do projeto). Tudo isso em uma área de aproximadamente 42 hectares.

Os militares também ressaltaram que pretendem acompanhar a divulgação do estudo detalhado de opções para uso da área, que será apresentado pela consultoria Macroplan – que toma como base a proposta inicial da Fecomércio – dentro do projeto Mais RN, no próximo dia 18 de julho. “Vamos ouvir, debater, somar ideias e esforços. Mas é importante frisarmos que a decisão final será do Estado Maior da Aeronáutica, em Brasília”, afirmou Monteiro.

O que está decidido atualmente é que o local vai abrigar um centro de treinamento operacional, desta forma a base aerea de natal reforçara a locação de preparar pilotos para o emprego operacional, concentrando no centro de treinamento operacional (cto) não só a especialização de todos os pilotos da fab – já realizadas na base aérea de Natal, mas também diversos cursos de capacitação que os militares usam durante a carreira, segundo informou assessoria de comunicação da Aeronáutica.

Para o presidente Marcelo Queiroz, a reunião foi satisfatória.  “Nós montamos esta proposta há cerca de dois anos e já havíamos levado-a ao Governo do Estado e à Prefeitura de Parnamirim. Fico satisfeito de saber que ela está em consonância com o que pensa a Aeronáutica, o que, a meu ver, dá a ela maiores chances de ser viabilizada”. Para Silvio Bezerra, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, é importante que se dê o uso misto da área, servindo para o interesse da aeronautica e da sociedade civil.

Sílvio Torquato informou ainda que vai receber e analisar outras propostas de entidades comerciais e de universidades. “Nós vamos acatar sugestões comércios, universidades, quem tiver ideia…”, disse. Apesar de não ter data marcada, nas próximas semanas poderá haver reuniões entre o Governo e Força Aérea.

Linha do tempo
Memória do Aeroporto Internacional Augusto Severo

1946
Terminada a II Guerra Mundial, os EUA entregam as instalações de Parnamirim Field à Força Aérea Brasileira. É iniciada a construção da “estação de passageiros”.

1951
Lei federal 1.473 cria o Aeroporto Internacional Augusto Severo.

1978
O Aeroporto Augusto Severo passa pela primeira grande reforma após sua criação.

1995
Ganha força a tese dos militares de que a pista do Augusto Severo deve ser reservada para operações da FAB.

1999
Apesar das notícias de desativação, o Augusto Severo recebe uma nova reforma com ampliação das instalações para passageiros e cargas.

2012
Nova reforma para ampliação, readequação e modernização do Augusto Severo. Também são iniciadas, pelo Consórcio Inframérica, as obras de construção do terminal de passageiros e cargas no novo aeroporto.

2014
31/05 – O Augusto Severo realiza a última operação comercial e é desativado.

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