quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Facultativo

- Publicidade -

João Mariano Sepúlveda

A todo idoso, acima de 70 anos,  é permitido o livre arbítrio de votar, de acordo com suas dificuldades ou conveniências, penso inclusive que esse direito deveria ser universal.

Ainda que possam ficar em casa, sei que a maioria, vai se investir de um sentimento cívico e vai a urna votar,  exercendo o direito de intervir no futuro da administração de nosso estado e de nosso país! A idade gera compromisso e participação, confrontando a exclusão regular que sofrem!

O que levar em conta para que lado pender o que esperar de nossos administradores em beneficio próprio e comunitário é o que vamos enumerar, sem juízo de valores, ou sem manifestar apoio a este ou aquele, pois, isso é individual e de foro reservado, secreto.

As ilações que faço, instam  apenas a pensar no processo.

O Estatuto do Idoso, peça chave dos direitos do cidadão da terceira idade vem sendo respeitado?

Existem propostas para isso por parte dos candidatos? Você vem tendo vida mais fácil ou mais difícil nos últimos anos, sua mobilidade urbana vem sendo respeitada?  Calçadas, sinais, travessias etc, tem levado em conta suas restrições? Seus médicos tem estado mais disponíveis ? Você esta de acordo que o medico que te atende pelo SUS receba R$ 7,00 (sete reais) pela sua consulta?  O atendimento para os de sua idade tem sido mais simples ou mais complicado de se obter? Serviço Sociais de apoio aparecem em seu município, você é procurado ou os de sua família para saber de que precisam?

Fisioterapia, dentistas, bioquímicos, terapeutas ocupacionais,  exames laboratoriais, radiografias, tomografias, exames cardiológicos entre outros tem sido facilitados ou você tem de fazê-las por conta própria?

As cirurgias a que tem sido encaminhado ocorrem dentro de um prazo razoável ou te esquecem na fila?

Seus proventos sejam de aposentadorias, sejam de rendimentos, ou bolsas e ou ajudas, são suficientes?

Os alimentos relativos a sua faixa etária, os produtos que se tornam necessários, como fraldas, próteses, órteses, estão mais acessíveis?

A obtenção de seus medicamentos ocorre de maneira simples e regular? 

Quando falha a anterior o acesso a Promotoria do Idoso para conseguir seu medicamento e/ou o sua consulta com especialistas como anda?

Sua aposentadoria tem sido reajustada de acordo com o custo de vida ou abaixo dele?

Em fase de redução de produtividade, por envelhecer,  o estado te proporciona um bolsa idade, ou o concede a um, preso ou a um cidadão apto ao trabalho? Você sente justiça do estado em relação a isso?

Você acha justo seguir recolhendo imposto sobre aposentadorias, e só conseguir isenção se entrar na justiça requerendo?  Você se sente respeitado quando procura qualquer serviço publico, sejam ele federal, estadual ou municipal? A corrupção e o mau uso de recursos públicos, interferem com seus direitos, aquilo que desviam de um lado falta do outro, te incomoda? Os políticos os quais elegeu,ou elege sejam eles os antigos ou os filhotes e/ou suas esposas,  que dão cria e transformam cargos em capitanias transmissíveis como doenças,  te procuram após a eleição, mantendo interesse por suas dificuldades que não são quadrienais? Os políticos parecem interessados em resolver os seus problemas ou apenas os interesses pessoais deles? Caso tenha uma dificuldade qualquer,  em qualquer sentido você se sente seguro que o estado , leia-se poder publico estará ao seu lado para te proteger? Quando anda na rua você se sente seguro, ciente que as forças policiais estarão ao seu dispor para te dar proteção? Os seus filhos tem tido emprego satisfatório, acesso a estudos, e a cursos de aperfeiçoamento? A escola e as creches de seus netos preenchem suas expectativas, e de sua família?  Você tem segurança que concluso o curso estarão aptos ao mercado de trabalho? Os preços das coisas que você consome em seu dia a dia, permanecem estáveis ou tem subido? Remédios, alimentação, serviços se compram com o mesmo valor de há um ou cinco anos…?

Os planos de saúde, tem respeitado sua idade e suas necessidades, ou seguem discriminando os mais velhos como fossem culpados por envelhecerem e precisarem mais de usa-los? Os candidatos que se apresentam hoje,  formularam alguma política especifica para terceira idade, ou requentam ideias? Os planos que apresentaram, se o fizeram, contemplam aquilo que você acha certo? Responda a todas as questões acima e quantas mais consiga formular, e depois pondere sobre para quem vai dar seu voto e deixe o facultativo de lado, participe para poder cobrar! Faça isso a cada eleição e aperfeiçoe seu nível de exigências, e suas questões até que o que mais nos preocupe sejam as plantas da nova praça ou onde investir as sobras de arrecadação do ano anterior.

Bom Domingo, e boa eleição!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas