sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Faern vai propor ações aos candidatos ao Governo

- Publicidade -

A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) vai entregar, no início do próximo mês, um documento para os candidatos a governador do Estado com informações a respeito do setor. De acordo com o presidente da Faern, José Vieira, o arquivo será um norteador para as possíveis ações governamentais a partir do próximo ano. “Vamos apresentar todos os gargalos, as dificuldades que o setor enfrenta e possíveis soluções”, disse.

O Rio Grande do Norte enfrenta forte seca há mais de dois anos. E as perspectivas apontam que a  produção agrícola potiguar vai amargar mais um ano de perdas – sentidas, principalmente, no Agreste potiguar. De acordo com o último relatório Safra de Grãos, publicado pela superintendência da Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Conab), as chuvas esparsas que foram registradas no primeiro semestre deste ano não conseguiram recuperar plenamente a produção de grãos.

#SAIBAMAIS#A safra está estimada em 53.386 toneladas – um incremento de 308,8% se comparada à do ano passado, mas ainda 49,8% abaixo do registrado em 2011, último ano de boa colheita.

Perímetros irrigados
Matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE, edição do último último domingo, dia 17, mostrou  que o baixo volume de água nos reservatórios do Rio Grande do Norte provocou o encerramento  ou racionamento das atividades em quatro perímetros irrigados do Estado. São mais de 170 famílias de agricultores que deixaram de plantar ou tiveram queda significativa na produção devido à seca que castiga o setor desde dezembro de 2012.

Apenas o perímetro irrigado do Baixo Açu continua produzindo sem interrupções, mas sob o risco de também ser prejudicado caso a seca persista por muito tempo.

Além do Baixo-Açu, na cidade de Assu, o Estado possui mais quatro perímetros irrigados: Pau dos Ferros, Cruzeta, Itans e Sabugi. Os dois últimos estão localizados em Caicó e, os demais, nos municípios homônimos. Em fase de construção, está o perímetro irrigado de Santa Cruz do Apodi, entre os municípios de Felipe Guerra e Apodi.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas