quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Família tenta internação de jovem com anorexia

- Publicidade -

São Paulo (AE) – A família da jovem Maria Cleneilda Fernandes, de 26 anos, tentou, sem sucesso, interná-la na terça-feira, na Enfermaria de Distúrbios do Comportamento Alimentar (Ecal) do Instituto de Psiquiatria da USP, depois de passar por uma consulta ambulatorial. Maria tem anorexia, está com 28 quilos e tem índice de massa corporal (IMC) 11, abaixo do mínimo ideal, que é 18. O Instituto de Psiquiatria (IPq) é um dos poucos centros do País que dão tratamento especializado em transtornos alimentares graves. O local tem dez leitos instalados – todos ocupados no momento.

Maria já esteve internada no local por três vezes, mas continuou a perder peso progressivamente mesmo depois de receber alta, em junho deste ano. O psiquiatra Marcioniolo Laranjeiras, da Rede de Incentivo à Saúde e Satisfação Corporal Alimentar (Rissca), também acompanha a paciente e avalia que ela não poderia ter sido liberada da consulta na terça-feira por apresentar sinais clínicos graves, que aumentam o risco de morte.

Maria tem anorexia nervosa purgativa – um dos tipos mais sérios e complexos da doença, que atinge cerca de 10% dos pacientes com o transtorno. É uma paciente refratária, ou seja, não responde bem ao tratamento. Segundo Raimundo Cleilton Fernandes, 34, irmão de Maria, ela começou a sofrer com anorexia há dez anos, depois que a mãe morreu em um acidente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas