Familiares, colegas de trabalho e desportistas se despediram na manhã deste domingo do operador de áudio da Rádio Globo Natal, Luth Lopes da Costa, 62 anos, que morreu sábado, vítima de câncer de próstata. O enterro foi no Cemitério Parque de Nova Descoberta.
Nas despedidas, ainda no velório, o radialista Hélio Câmara fez um relato dos quase trinta anos de convivência com o "alemão naturalizado brasileiro", companheiro de jornadas esportivas. "Era um figura humana extraordinária. Ele fez muito pela radiofonia potiguar. Vamos nos lembrar dele durante muitos e muitos anos. Que o Pai o receba na sua nova morada, onde não há choro, não há lágrimas nem dor.
Emanuel Amaral
Luth Lopes foi sepultado na manhã deste domingo
O radialista Santos Neto, também colega de longas datas, também destacou o trabalho de Luth. "O rádio nos dá a oportunidade de ser amigo de muita gente, inclusive de pessoas que a gente não conhece. Nossos ouvintes da RG identificavam quando ele estava na sonoplastia. Foi um excelente profissional e companheiro de trabalho. Bom pai, bom amigo, bom cristão. Como acreditamos que a vida tem uma sequência, a morte física não é o fim. É passagem para uma nova etapa."
No centro de velório na manhã de hoje estiveram dezenas de desportistas, o senador Garibaldi Filho e o vereador Aquino Neto.
O termo "alemão naturalizado brasileiro", criado por Hélio Câmara na década de 1970 quando o futebol potiguar levava multidão aos estádios, sempre causava curiosidade nos ouvintes. Santos Neto conta um episódio, ocorrido por esta época.
Certo dia, um senhor com sotaque estrangeiro se apresentou na portaria da então Rádio Cabugi pedindo para falar com o "Alemão" Luth Lopes. O porteiro explicou como ele deveria proceder para chegar ao estúdio da emissora, no segundo andar do prédio. "Sr. Luth?", perguntou o visitante. "Sim", respondeu o operador de áudio.
Como um raio, o homem segurou Luth pela gola da camisa querendo saber o nome da cidade da Alemanha em que ele tinha nascido. Os funcionários separaram os dois. O visitante foi levado até a sala da direção onde estava José Gobat Alves. O homem pediu desculpas e se explicou. Disse que pertencia a uma instituição que procurava nazistas em todas as partes do mundo.
"E o senhor já viu alemão desta altura?", perguntou Gobat. Luth tinha pouco mais de um metro e meio de altura. Trabalhava na Rádio Cabugi/Globo Natal há 40 anos.