domingo, 12 de maio, 2024
28.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Fause Haten abre SPFashion Week com desfile teatral

- Publicidade -

AE – Não havia modelos, passarela nem fila A. O desfile que abriu a 41ª edição da São Paulo Fashion Week na noite desse domingo, 24, ocorreu no Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, e foi aberto ao público, que se sentou em degraus. A apresentação de Fause Haten uniu teatro, dança, música e, claro, moda. Membro da leva de criadores brasileiros que fez sucesso entre o fim dos anos 90 e o início dos 2000, e que venderam suas marcas para grandes conglomerados, já há algum tempo Haten não se define mais como estilista. Prefere ser chamado de artista.

Na abertura do SPFW, Fause Haten leva a passarela bonecas inspiradas em Marlene Dietrich

Faz sentido. Seu desfile faz parte de um projeto do Sesc Ipiranga, a exposição #ForadaModa, e as roupas mostradas foram feitas aos olhos do público durante as últimas duas semanas. Nada de inspirações ou tema fechado como é praxe entre os criadores de moda. Seu ponto de partida foram bonecas, batizadas de Marlene, em uma alusão à atriz e cantora alemã Marlene Dietrich. A segunda referência foi a canção La Vie en Rose, de Edith Piaf, também cantada por Dietrich. “Decidi fazer a coleção toda nesse tom, pois precisamos ver a vida um pouco cor de rosa” diz Haten. “Precisamos de escapismo e poesia. Sempre fico pensando qual a minha função no mercado. Hoje, depois do período da moda corporativa, estamos voltando à era da moda de autor.”

Manequins articuladas eram conduzidas em cena por bailarinos

A mudança faz parte de sua nova forma de enxergar a indústria. Para ele, a moda como é hoje está com os dias contados. “Esse mundo da moda que se estabeleceu aí não me interessa. Para mim está falido e tende a acabar”, afirma. “O que me interessa hoje é a molecada que eu vejo negando a moda. Uma juventude que tem movimento político, uma música e usa a moda como forma de expressão.”

Manequins articuladas eram conduzidas em cena por bailarinos

Política

Na plateia do desfile, Paulo Borges, criador e organizador do SPFW, mostrava-se otimista com a temporada de desfiles que começa nesta segunda, 25, na Bienal. “A moda vai se mostrar muito forte. Em um momento tão especial do Brasil, em que as pessoas estão intolerantes e intransigentes, a semana vem com números importantes, recorde de patrocinadores e sete estreias”, diz. “A cada seis meses, a gente se reconvence do valor que tem o Brasil, de que somos criativos e empreendedores, fortalecendo a nós e ao próprio País.”

fonte: Estadão Conteudo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas