Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 23°Natal - 23°

Natal

Natal, 23 de Maio de 2012 | Atualizado às 13:57

Feriado: comércio altera horário

Publicação: 05 de Janeiro de 2012 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Amanhã será feriado municipal de dia de Reis em NataL No bairro de Santos Reis, fiéis, moradores e visitantes poderão aproveitar os festejos em homenagem aos três Reis Magos, padroeiros do santuário e do bairro, até a noite dessa sexta-feira (06). Em função do feriado de Dia de Reis, os municípios de Natal, Canguaretama, Martins e São José do Campestre não terão expediente bancário nesta sexta-feira (06). Na capital, o  comércio também vai funcionar em horário especial.
Aldair DantasBairro de Santos Reis está em festa para celebração religiosaBairro de Santos Reis está em festa para celebração religiosa

A primeira festa religiosa do ano no município de Natal teve início na última segunda-feira (02). Para o pároco administrador do Santuário de Santos Reis, os festejos deste ano são especiais. Esse ano, a Paróquia da Sagrada Família comemora 30 anos. "Milhares de pessoas já passaram pelo santuário esses últimos dias. Aguardamos um número maior de fiéis visitando o santuário  hoje e amanhã", explicou o Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz.

Às 4h40 uma caminhada Penitencial vai iniciar os festejos dessa véspera de feriado. Os fiéis irão para a Fortaleza dos Reis Magos, onde uma missa será realizada às 5h da manhã. "Essa é a hora de lembrarmos da importância  histórica dos Reis Gaspar, Baltazar e Belchior. Quem participar dos festejos poderá venerar os Santos Reis, que contemplaram a face do menino Jesus e com isso geraram muita devoção a essa tradição", explicou o Padre.

Amanhã, feriado de Reis, às 6h será realizada no santuário a Alvorada, às 7h será iniciada a Missa dos Enfermos e às 9h, a Missa dos Peregrinos. O ponto máximo dos festejos de Reis, será a procissão, onde o carro do Corpo de Bombeiros vai levar réplicas das imagens dos Reis Magos, acompanhadas de milhares de fiéis a pé, entre os bairros de Santos Reis, Rocas e Praia do Meio. Na volta do cortejo, uma missa campal celebrada no santuário encerrará os festejos religiosos. A missa será realizada pelo Bispo Dom Matias Patrício.

De acordo com Ana Verônica, coordenadora responsável pelos ministros da eucaristia do santuário, a festa dos Santos Reis faz parte do Patrimônio Natural da cidade do Natal e as três imagens dos Reis Magos, que ficam no altar do santuário pertencem ao Patrimônio Histórico da União e por isso réplicas foram criadas há quatro anos para que sejam levadas durante a procissão.

Devoto dos Reis Magos, Roney Andrade de apenas 22 anos, já dedica parte do seu tempo aos trabalhos cristãos. Roney, que é professor de música, participa das missas na comunidade cantando. "Esse lado eu entendo como uma missão para mim. E o que mais me atrai na história dos Santos Reis é a parte que eles não denunciam onde está jesus para Heródes", revelou. Amanhã dois shows católicos vão animar os fiéis no bairro de Santos. As Bandas Swing do Alto e Banda Solideo se apresentarão no palco do santuário.

Aproveitando a a festa em comemoração aos Santos Reis, o casal de ambulantes que mora na Paraíba já preparavam as guloseimas que seriam vendidos na festa de ontem à noite. Ivanilda Silva (41), caramelizava as maçãs que seriam devoradas principalmente por crianças. Segundo ela, a fruta é a mais procurada na barraca. Após a festa do bairro de Santos Reis, o casal vai se mudar com a família e a barraca (onde dormem) para o município de Parelhas. Lá aproveitarão a festa da festa da cidade para vender e só depois voltarão para a Paraíba.

Transporte

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, informa que amanhã, feriado municipal de Dia de Reis, os ônibus e opcionais terão tarifa com 50% de desconto para os usuários nas viagens urbanas.

O Executivo Municipal estabeleceu a aplicação da Tarifa Social de Transporte (TST) nos feriados municipais, abrangendo assim mais dias durante o ano de 2012. Antes, o benefício na meia passagem somente valia nos feriados nacionais e no Dia de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira da Cidade do Natal. Com a mudança o desconte de 50% na tarifa da passagem vai passar a valer também para os feriados municipais.

Feiras Livres:

Início -  6h30

- Parque dos Coqueiros

- Km 6, próximo à Cidade da Esperança

Shoppings

Natal Shopping:

Praça de alimentação e lazer: a partir das 11h;

Lojas e quiosques: 14 às 21h

Praia Shopping

Praça de alimentação e lazer: a partir das 11h

Lojas e quiosques: 15h às 21h

Shopping Cidade Jardim

Praça de alimentação a partir das 11h

Lojas e quiosques: 14h às 20h

Shopping Midway Mall

Praça de alimentação e lazer: a partir das 11h;

Lojas e quiosques: 12h até as 22h;

Lojas e quiosques: a partir das 15 até 21h;

Via Direta Shopping Center

Praça de alimentação e lazer: 12h às 22h;

Lojas e quiosques: 14 às 20h

Natal Norte Shopping

Praça de Alimentação: a partir de 11h30

Lojas e quiosques: 15h às 21h

Bancos

Estarão fechados para o atendimento ao público em Natal

Supermercados

As grandes redes funcionam normalmente

Comércio de rua

Alecrim

Lojas terão abertura facultativa, mas a maioria esstará fechada.

Centro

Riachuelo fechada;

Lojas americanas: 9h às 15h

C&A: 9h às 16h

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres
Publicidade
› + notícias
Tribuna do Norte