Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 25°Natal - 25°

Viver

Natal, 12 de Fevereiro de 2012 | Atualizado às 01:56

Festa de Sant'Ana deverá ser patrimônio imaterial do Brasil

Publicação: 25 de Novembro de 2009 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Isaac Lira - Repórter

O Rio Grande do Norte deve ganhar em breve o seu primeiro registro de patrimônio imaterial. Trata-se da Festa de Santana de Caicó, que será avaliada pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Embora vários municípios no Estado tenham celebrações para suas padroeiras, inclusive para Santana, a Festa de Caicó foi escolhida por conta de seu forte apelo popular.

O processo já saiu da regional do Iphan do RN para Brasília e está na fila para ser registrada. "Não dá para fazer uma previsão de quando o Conselho irá deliberar, porque são apenas cinco reuniões por ano e há uma fila muito grande de pedidos", afirma a diretora do Iphan/RN, Jeane Nesi. Mesmo assim, a regional do Instituto está confiante que não haverá surpresas e a Festa de Santana será confirmada. "Já passamos por todas as instâncias e com certeza a proposta será aprovada porque isso é fruto de um trabalho criterioso", diz Jeane.

Inventário do Seridó

A ideia de registrar a Festa de Santana como patrimônio imaterial surgiu no inventário do patrimônio imaterial do Seridó, realizado pelo Iphan em parceria com a UFRN e finalizado no ano passado. O inventário catalogou todas as práticas culturais da região, como a culinária, os bordados, o trabalho em couro, as rezadeiras, as celebrações, etc. "O registro é utilizado quando se fala em patrimônio imaterial, ou seja quando se trata de uma prática. Apenas quando se trata de algo concreto, físico, é que podemos fazer o tombamento. Contudo, o registro e o tombamento são equivalentes, é como se fosse um 'tombamento imaterial'", explica Jeane Nesi.

No caso da Festa de Santana, o ponto de interesse é justamente a devoção à Santa, que levou o povo daquela região a estabelecer uma série de rituais, como a procissão, a feira etc. A culinária da festa também é bastante típica e foi levada em consideração no projeto. Além disso, cerca de 37 imagens sacras de Santana foram restauradas, dentro do inventário do patrimônio imaterial do Seridó. "A restauração e o inventário como um todo ficaram a cargo de professores da UFRN, dentro da parceria do projeto", aponta.

A Festa de Santana de Caicó tem mais de 250 anos, de acordo com o Iphan. Não há dados sobre os motivos que levaram as primeiras comunidades do Seridó e de Caicó a eleger a santa como objeto de devoção. Em 1748, o bispo de Pernambuco orientou a criação da "Freguesia de Nossa Senhora de Sant´ana", onde seria depois a cidade de Caicó, um dos pontos de apoio do "círculo do couro". "Toda a cultura da região está ligada a essa atividade primária, que persiste até hoje em alguns pontos", encerra Jeane Nesi.


Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

gilvanmendes@...25/11/2009 @ 07h41
Porque a Festa de Currais Novos está fora. Caicó por acaso é melhor. A feste de Currais Novos tem a mesma tradição da de Caicó. Tem lama no meio.
moemadiana@...25/11/2009 @ 12h54
Acho uma injustiça, pois as demais festas de padroeiras das cidades do RN merecem o mesmo tratamento. Caicó por acaso é melhor do que as outras cidades? Os motivos prá Caicó ser beneficiada não convence, pois a culinária, os bordados, o trabalho em couro, as rezadeiras, as celebrações, etc. são semelhantes em toda a região do Seridó.
cferreira3520@...26/11/2009 @ 10h25
Concordo que a festa de Sant'ana em Currais Novos, na minha opinião, é melhor que a de Caicó, mas, concordo também que lá, em Caicó, há pessoas que, inteligentemente, sairam na frente e iniciaram esse trabalho para o tombamento. Em Currais Novos há todas as manifestações e práticas culturais citadas em Caicó, mas, paciência, eles sairam na frente.
sarahdamata@...25/11/2009 @ 21h43
Tornar a festa de Sant'ana em Caicó patrimônio imaterial, penso ser o primeiro passo para que outras expressões culturais também sigam o mesmo caminho.
Tribuna do Norte