sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

FHC não vê Barbosa como ‘líder’

- Publicidade -

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, “não tem traquejo” para ocupara a Presidência da República na hipótese de o ministro decidir se candidatar ao Planalto. Para FHC, Barbosa não possui as características necessárias para liderar o País e sugeriu que seria “mais positivo” se ele eventualmente se candidatasse ao Senado ou à Vice-Presidência.
FHC considera culto a Joaquim Barbosa como sinal de que o país ainda espera por um salvador
Barbosa já negou que tenha intenção de se lançar candidato à Presidência em 2014, mas não descarta disputar uma eleição futuramente. Ele admite se aposentar antes do limite legal de 70 anos e seu nome costuma ser incluído em cenários de pesquisas de intenção de voto. O ministro ganhou projeção ao relatar o processo do mensalão. Por ser magistrado, conforme a legislação eleitoral, Barbosa possui um prazo diferente para se filiar a um partido político e disputar um cargo eletivo – ele pode fazer isso até seis meses antes do pleito, ou seja até abril do ano que vem.

“Ele não tem o traquejo, treinamento para isso (ser presidente). Uma coisa é fazer carreira de juiz. Outra coisa é ter capacidade de liderar um País. Eu não creio que ele tenha as características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises no País”, afirmou FHC em entrevista ao programa Manhattan Connection, da Globonews, na noite de domingol.

“Eu tenho admiração por ele. Acho que seria mais positiva uma candidatura não diretamente para a Presidência. Ao Senado, ou talvez até à Vice-Presidência”, afirmou.

O nome do atual presidente do STF começou a ser ventilado pela opinião pública como opção a uma eventual candidatura à Presidência logo depois dos protestos de junho. Barbosa, inclusive, começou a figurar nas principais pesquisas de intenção de voto, muitas vezes à frente de políticos de carreira Na pesquisa Datafolha publicada em julho, o ministro aparecia à frente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e com a mesma porcentagem que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

Para FHC, o nome do ministro Joaquim Barbosa ganhou força no cenário político graças à descrença da sociedade com as instituições, sentimento que veio à reboque das manifestações do meio do ano.

“As pessoas descreem tanto nas instituições que buscam heróis salvadores. Ele teria que ter um partido para começar, acho que ele é uma pessoa que tem sentido comum e duvido que vá fazer uma aventura desse tipo”, disse o ex-presidente ao classificar a busca pelo salvador da pátria como um movimento “perigoso”.

“O sentimento de que nós precisamos ainda de um salvador é mostra de que nossa democracia não está ainda consolidada. É perigoso, é realmente é perigoso. Ele fez o que ele tinha que fazer como juiz. Agora colocar uma expectativa numa pessoa como aquela que resolve tudo não vai resolver”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas