A FCA (Fiat Chrysler Automobile), após fazer uma excelente apresentação da sua grande “estrela” no 28º- Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o “Jeep Renegade”, começou a divulgá-lo em seu site oficial. Segundo a FCA, o SUV será lançado no mercado brasileiro em março de 2015 e vai ser o responsável pela estreia das linhas de montagem da fábrica da marca em Goiana (PE). Inicialmente, será montado com pequeno índice de nacionalização (muitas peças vindo de fora), quase um CKD.
Vale salientar, que os interessados na aquisição de uma unidade do “Renegade”, pode fazer o seu cadastro no site da marca. Na página, ainda há informações sobre o modelo e versões. Dá para ver quais opções de motor, câmbio e tração que estarão disponíveis em cada versão. O motor 1.8, por exemplo, será o novo E.torQ que entregará potências próximas aos 140 cavalos e receberá o sobrenome EVO. O propulsor flex contará com câmbio manual de 5 marchas e um automático de 6. A outra opção de motor será o turbo diesel 2.0 MultiJet II de 170 cavalos de potência e torque de 35,7 kgfm.
A opção de entrada, a “Sport”, poderá contar o motor 1.8 E.torQ EVO Flex com opções de câmbio manual de 5 velocidades ou automática de 6. Com o propulsor 2.0 Turbo Diesel, o câmbio será sempre de 9 velocidades e a tração, 4×2.
A versão intermediária, “Longitude”, contará com as mesmas opções de motores, câmbio e tração. As maiores diferenças são no visual. Ganhará maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e rack no teto.
A “Trailhawk”, versão topo de linha, será equipada somente com o motor 2.0 Turbo Diesel e câmbio automático de 9 marchas. O sistema de tração será o Active Drive Low 4×4. No visual externo as maçanetas são na mesma cor da carroceria e o retrovisor ganha o repetidor de seta e pintura grafitada. As rodas são aro 17 polegadas, de alumínio, exclusivas da versão, assim como os pneus com desenho robusto.
O “Jeep Renegade” contará com soluções tecnológicas e de segurança antes disponíveis somente em modelos maiores, tornando-as acessíveis aos clientes da categoria de SUVs compactos. Entre elas, estão freio de estacionamento elétrico, monitores de ponto-cego nos retrovisores laterais, 7 airbags e o fantástico sistema Uconnect, com tela sensível ao toque, de 6,5 polegadas, além de uma tela multifuncional de TFT de 7 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Com o sistema Park Assist, o “Renegade” passa a ser o primeiro veículo nacional que estaciona o em vagas paralelas e perpendiculares, praticamente sem intervenção do motorista.
Outra novidade do modelo será o teto solar eletrônico “My Sky”, que conta com painéis duplos que podem ser removidos e guardados no porta-malas com altura regulável. Os painéis, quando fechados, ficam totalmente travados.
Estivemos no Salão do Automóvel de São Paulo, mês passado, acompanhando a “avant première” do “Jeep Renegade” e, à semelhança da maioria dos presentes, ficamos vivamente impressionados com o produto e não temos a menor dúvida do seu estrondoso sucesso no mercado brasileiro. Uma grande, oportuna e inteligente opção, sem dúvida.