quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Fifa critica andamento dos preparativos da Copa no Brasil

- Publicidade -

Jamil Chade

Genebra (AE) – Em um discurso orquestrado, a Fifa faz duras críticas contra a preparação da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, diz que a Rússia, que sediará o evento em 2018, está mais adiantada e que os brasileiros estão mais preocupados em ganhar o Mundial que em organizá-lo. A Agência Estado obteve confirmações dos bastidores da Fifa, porém, que o ataque é uma manobra para justificar e pressionar pela aprovação de leis no Senado dando carta branca à Fifa e à CBF, atropelando as regras de licitação e garantindo o sigilo dos orçamentos.
Críticas foram lançadas pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke
Na Fifa, fontes apontam que de fato a cúpula da entidade considera os atrasos na preparação como uma “demonstração do caos da administração pública brasileira” e alertam que podem já colocar em risco a qualidade do Mundial em três anos.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, escolheu um evento em Moscou ontem com a cúpula dos dirigentes do futebol mundial, patrocinadores e investidores para lançar seu ataque contra o Brasil. Essa foi a sua primeira aparição pública depois das eleições na Fifa e da eclosão dos escândalos de corrupção. Mas a decisão de sair ao ataque agora não ocorre por acaso.

Para a Fifa, a aprovação no Senado de leis que simplesmente dão carta branca para a entidade modificar como quiser o orçamento da Copa se tornou uma prioridade. Pelo artigo 39 da Medida Provisória que estabelece as novas regras, o governo transfere poder à Fifa e a seu agente no Brasil, Ricardo Teixeira, presidente do comitê organizador da Copa e da CBF, para alterar projetos e refazer preços de obras contratadas.

Na Câmara dos Deputados, essas leis já passaram. Mas criaram uma verdadeira polêmica no mundo político brasileiro. Agora, precisam ser aprovadas no Senado para vigorar. A Medida Provisória partiu da presidente Dilma Rousseff e o Palácio do Planalto argumenta que o sigilo é a forma de evitar que empresas fechem preços e estabeleçam cartéis. Mas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já declarou ser contra e o próprio senador José Sarney criticou a medida.

Campanha

Ontem, Valcke fez o seu papel de alertar para o pior dos cenários, na esperança de criar um consenso no Brasil pela aprovação da lei. “Não temos estádios, não temos aeroportos”, afirmou Valcke. “Eles (brasileiros) ainda têm muito o que entregar. Não têm estádios, não têm aeroportos, não têm um sistema de transporte nacional em funcionamento”, disse. “A principal preocupação no Brasil não é organizar a Copa do Mundo, mas vencê-la”, alertou.

Outro ataque de Valcke foi direcionado ao Maracanã. Segundo ele, há o risco de que o estádio no Rio de Janeiro que seria o ícone da Copa fique pronto apenas “algumas semanas” antes do ponta pé inicial do Mundial.

A CBF se manifestou de forma oficial nesta sexta para rebater as declarações do dirigente. A entidade negou, por meio de sua assessoria, que as arenas do Mundial estejam com seu cronograma de obras atrasado, exceto São Paulo, que é a cidade que mais preocupa a Fifa em relação a este assunto. “Com relação aos estádios, está tudo dentro do cronograma, com exceção de São Paulo. O Comitê Organizador Local espera que, na Copa das Confederações (de 2013, no Brasil), no mínimo sete dos 12 estádios da Copa estejam prontos”, afirmou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF e do COL da Copa de 2014.

Já ao falar sobre os problemas envolvendo a organização do Mundial que não sejam relacionados aos estádios, Paiva enfatizou que eles não são de responsabilidade da CBF.

Confederações: sedes saem em julho

Sílvio Barsetti e Paulo Galdieri

Campana, Buenos Aires (AE) – O Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) de 2014 vai anunciar no próximo dia 28 de julho as cidades que vão abrir e fechar a Copa das Confederações, em 2013. Embora ninguém no COL confirme oficialmente, Brasília e Rio de Janeiro são as escolhidas para os dois jogos. A capital federal vai receber a abertura e pode repetir a festa no ano seguinte, no Mundial. Ao Rio caberá o encerramento das duas competições.

De acordo com o diretor de Comunicação do COL e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva, o anúncio formal das cidades que vão sediar o primeiro e o último jogo do Mundial deve ser feito até setembro. “Mas isso não vai ser conhecido até 30 de julho (data do sorteio preliminar dos grupos das Eliminatórias da Copa)”, disse Paiva.

Ele voltou a lamentar a demora da definição do estádio a ser utilizado por São Paulo na Copa. Mas disse que o Estado estava sinalizando alguns avanços para ter o Itaquerão em condições de receber a abertura do Mundial. “Parece que agora São Paulo está iniciando de verdade a preparação do estádio”.

Paiva informou que entre 26 e 28 de julho representantes das 12 cidades do Mundial vão se reunir no Rio de Janeiro com dirigentes do COL e da Fifa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas