Fifa nega criação de campeonato reunindo times de ex-países da URSS

Publicação: 20 de Janeiro de 2013 às 11:22

Comentários 0

Joseph Blatter, presidente da Fifa, disse em pronunciamento feito hoje (20) que é contra a criação e organização de um campeonato que reúna países da Comunidade dos Estados Independentes, formada por nações ex-soviéticas. "Um campeonato da Comunidade seria uma decisão errônea", disse, alegando que poderia "destruir a pirâmide da Fifa e causar um prejuízo enorme à solidariedade em nossa família".

Blatter aconselha que o presidente da União de Futebol da Rússia, Nikolai Tolstykh, presente na entrevista, se concentre no Campeonato Russo e "esquecer de outras ligas". "A Fifa não tem nenhum interesse nessa competição", destacou o suíço.

A ideia da liga é sustentada por dirigentes de três clubes importantes da Rússia: o Zenit São Petersburgo, o CSKA Moscou e o Anzhi. Blatter sustentou seu posicionamento frisando que "as competições de clubes são disputadas nas regras e sob o controle das federações nacionais, dentro das fronteiras de cada país e no âmbito de sua associação".

O presidente da Fifa disse também que confederações geográficas como a Uefa e a Conmebol entre outras que receberam autorização, também o caso da Liga dos Campeões e da Taça Libertadores, são realizadas de acordo com o estatuto da Fifa, das conefederações e federações nacionais, "mas nunca ultrapassarão suas fronteiras".


Comente essa notícia