segunda-feira, 13 de maio, 2024
31.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Filmes nascem no Coletivo audiovisual

- Publicidade -

Um dos motores que impulsionam o cineasta paulistano Eugenio Puppo a realizar a Mostra de Cinema de Gostoso é o ciclo de oficinas sobre cinema e produção audiovisual. Os cursos são ministrados em módulos para 52 jovens de São Miguel do Gostoso e comunidades vizinhas, que entram em contato com noções de roteiro, direção, produção, interpretação e história do cinema, além de aulas práticas de operação de câmera e captação de áudio.

#SAIBAMAIS#O grupo, batizado Coletivo Nós do Audiovisual, fez parte da curadoria do festival, participa da organização e produziu os dois curtas exibidos na noite de abertura do festival: a ficção “Entre Lonas” (9 min), que trata do desafio de um garoto ter de conciliar trabalho e estudo, e o documentário “Promessas” (15 min) sobre a mitificação do Marco do descobrimento (Marco de Touros) chantado pelos portugueses em 1501 no litoral do RN, sua retirada do local original e a promessa de retorno feita aos moradores da Praia do Marco. “As ideias vão surgindo e foi cruel decidir qual seria desenvolvida, vamos vendo o que dá mais certo no momento. Os dois roteiros relatam muito sobre nossa realidade aqui em São Miguel do Gostoso”, avaliou a estudante Girlana Fernandes, 16.

A reportagem do VIVER conversou com Girlana e outras duas alunas que participaram das nove oficinas de formação audiovisual, e que antes da primeira sessão deste ano receberam certificado, comprovando o potencial social e profissional da iniciativa. A Mostra de Cinema de Gostoso conta com patrocínio do Governo do RN (Lei Câmara Cascudo), Cosern e BNDES.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas