sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Fim de Ciclo

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

É o título do artigo de Dora Kramer no Estadão de ontem. Mas antes de caminhar por suas linhas – já que as chuvas de julho estão impedindo minhas caminhadas matinais pelas ruas do Barro Vermelho, Alecrim e Lagoa Seca, vizinhos de cerca – quero confessar que fiquei encantado e ancho com o artigo de Marcius Cortez, “Cabugi, o  vulcão do meio-dia”, publicado ontem nesta TN. Encantado pela beleza do texto e ancho pela generosidade de Marcius me dedicando-o.   O que  ele escreveu deveria ser lido em todas as escolas de Angicos e Lajes, em todas as escolas do Sertão do Cabugi. Mais: em todas as escolas do Rio Grande do Norte. A garotada iria também se encantar e ficar orgulhosa e ser da terra potiguar como está no hino do ABC Futebol Clube de autoria do querido e saudoso amigo Dozinho.

Bom, mas aí tem o atalho da  política.  No Rio Grande do Norte, com a Assembleia Legislativa em recesso, os deputados são vistos agora nas procissões e festas de Santana. Gente muito religiosa, de fé.  Basta acompanhar os blogues oficiais, oficiosos e semi. Variado e abundante noticiário. São centenas e centenas  de blogues, cada um deles repetindo,  numa sequência vertiginosa, os rilizeses das assessorias de imprensa dos deputados, prefeitos, vereadores, sem falar na fonte generosa do governo estadual.  Já em Brasília o quadro é  preocupante, mais aloprado ainda quando ele se junta às incertezas da economia. Acabo de ouvir agora na CBN mais uma manchete perigosa: “Prévia da inflação atinge 9,25% em 12 meses, a maior taxa desde 2003”.

A disparada da inflação chega 24 horas depois da pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT)  que mostra a avaliação positiva do governo Dilma caindo para 7,7%. Na pesquisa do mês passado, do Ibope,   era de 9%. O cenário politico em Brasília é catastrófico. Mas quem conta essa história, tim-tim por tim-tim, é Dora Kramer, a mais importante analista politica de nossa imprensa. Destaco alguns trechos do seu artigo  de ontem do Estadão:

– Se alguma novidade há na pesquisa CNT obviamente não é a constatação de que as coisas estão péssimas para o lado do governo, mas sim o sinal de que o poço não tem fundo à vista.

– Os 9% de aprovação da presidente Dilma Rousseff da consulta divulgada dias atrás pelo Ibope pareciam o desenho do patamar mais baixo. Como se vê agora pelos 7,7% que consideram a gestão Dilma ótima e oba, há espaço para cair. Uma relativa surpresa, pois o mais provável era que tivesse havido uma subida na aprovação ou, no máximo, uma estabilidade na desaprovação. Margem de erro? Na atual conjuntura qualquer ponto é letra.

– Cresce o apoio popular à tese do impeachment, cai o mito de imbatível do ex-presidente Luiz Inácio da Silva que hoje perderia a eleição para os três tucanos que já concorreram e perderam a Presidência para o PT e aumenta a quantidade de gente que não cai na conversa de que os escândalos atuais são resultado do empenho do governo em combater a corrupção.

Chuva
Chove no Litoral,  chove no Agreste. Aqui e acolá uma chuvinha isolada no Seridó ou no Oeste. O boletim de ontem da Emparn, por exemplo, registra uma chuva de  5,3 milímetros em Cerro Corá e outra de   5 em Jose da Penha.

No Agreste as melhores chuvas foram em Jaçanã 14, Nova Cruz, 13, Serrinha e Várzea, 12, São Bento do Trairi, 11, Santo Antônio, 10, Passa e Fica, 9,9, Barcelona, 9, Campo Redondo e Monte Alegre, 7, Monte Alegre e Monte das Gameleiras, 6, São Pedro e Lagoa de Pedras, 4.

No Litoral/Leste: Baia Formosa, 37, Montanhas, 15, Canguaretama, 14, Natal, 11, Nísia Floresta, 9,5, Parnamirim, 8,9, Espírito Santo, 8,7, Georgino Avelino, 5,1.

Agnelo
A Academia Norte Rio-Grandense de Letras marcou para o dia 27 de agosto a sessão do necrológio do acadêmico  Agnelo Alves. Em nome da Academia falará Ticiano Duarte.

Livro
Na praça o novo livro do biólogo marinho e cronista Iveraldo Guimarães, Jundiaí – Rio dos bagres mortos. Conta a história oculta  de um crime ambiental ocorrido naquelas águas nos idos  de 2007. Sai com o selo do Sebo Vermelho.

Ariano Suassuna
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
– Para celebrar os 60 anos do “Auto da compadecida”, de Ariano Suassuna, a Nova Fronteira ai lançar uma edição especial da obra, em outubro.

– O livro, em capa dura, incluirá um texto do próprio autor, “A compadecida e o romanceiro nordestino”, além de outros de Bráulio Tavares, Carlos Newton Júnior e Raimundo Carrero.

Notinha de WM:  Vi agora em Taperoá,  no  pórtico erguido  na entrada da cidade, o rosto risonho de Ariano Suassuna pintado com cores fortes. Ele numa extremidade. Na outra, o músico, cantor e compositor Vital Farias.  Os dois chegaram ao mundo mágico das artes através da literatura de cordel que os consagraria. A cultura popular nordestina cultivada no chão duro, mas fértil, de Taperoá.

Mais literatura
Outra nota anotada na coluna de Ancelmo Gois:
– O Brasil pode não ser mais a terra do futebol, mas parece ser a dos… escritores que abordam o tema.
– Entre os seis finalistas do Prêmio Jules Rimet, pra os livros publicados na França que falem de esporte, dois são daqui: “Maracanazo”, de Arthur Dapieve, e “Drible”, de Sérgio Rodrigues. O resultado sai no ia 15 de outubro.

Turismo
Chamada nas capas dos jornais do eixo Rio/São Paulo/Brasília: “Gastos de turistas brasileiros no exterior caem 23,4%  no primeiro semestre”.

Miami que se cuide

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas