sexta-feira, 26 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Fisioterapia, a força na cura

- Publicidade -

João Lyra Neto – Jornalista

Nesse 13 de outubro  homenageamos um profissional da maior importância para todos nós: “O Fisioterapeuta”. A propósito, a Fisioterapia é um sistema de tratamento da maior eficácia, adotada em clínicas de Ortopedia e Traumatologia. O exemplo mais categórico para uma ação curativa é o “Trauma Center”, unidade médica que trabalha com as mais variadas linhas de atendimento, com um quadro de médicos especializados, necessários à recuperação do doente. A fisioterapia, como se conhece, desempenha papel importante, cujo tratamento é indicado pelo médico consultado. Já a Hidroterapia, por sua vez, atende, na piscina, aos que têm problemas físicos, provenientes de cirurgias ou traumas de qualquer natureza. São técnicas diferenciadas pelo trabalho que cada um faz. Em Natal, sobre esse tipo de trabalho, a maioria das clinicas estão superlotadas. São crianças, jovens e idosos atendidos.

Não se pode deixar de apontar, o que se faz de melhor o Fisioterapeuta. É um importante trabalho dentro do conhecimento e preparo a que se dedica. Nesse tipo de atendimento se trabalha na cura de contusões fraturas, dores lombares, etc. São tratamentos bastante eficientes, mostrando o esforço realizado pelo fisioterapeuta, que trabalha, também com acupuntura. As aplicações tradicionais são para dores de cabeça, estresse, enxaqueca, e finalmente, ansiedade. Sobre tudo isso, o que se pode dizer é que Natal vem conseguindo enorme evolução no setor assistencial, com o trabalho realizado pelas clínicas que atuam e servem bem, aos que as procuram. Há também tratamentos aplicados nos pacientes que apresenta outros distúrbios, como é o caso da psicologia, fonoaudiologia, e geriatria. Esses problemas estão vinculados às clinicas. A orientação médica é um fator importante para que o fisioterapeuta, dentro do seu trabalho, encontre a cura para o paciente.

Práticas como: Drenagem Linfática, Pilates, Terapia Manuel e Ocupacional, RPG (Reabilitação Postural Global) Isso Stresh etc. Segundo foi divulgado, são tipos de tratamentos que tem tomado enorme espaço nos mais diversos casos de doenças que afetam o corpo humano Na acupuntura, por exemplo,  aplicação de agulhas foi um assunto bastante debatido na Sociedade Brasileira de Medicina e, depois, aprovado ao seu uso pela Justiça Federal da 5ª Região, em Recife.  Outros casos, porém, são tratados pela acupuntura com estímulos dados em diversos pontos da orelha, através de aplicações de grãos de mostarda. Eis, portanto, a grande missão do Fisioterapeuta, livrando  paciente de males que lhes são entregues para cura. É uma função, dentro da medicina, pelos estudos que fizeram nas faculdades de importância vital.

P.S: Parabéns especiais para os fisioterapeutas Thaisa Lucas, Emerson Levy Dutra, Rafaela Martins e Isabel Farias que, com dedicação, me têm atendido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas