quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Foco no mercado

- Publicidade -

Desenhos com luz, captação de momentos, registros da história, arte. Para cada amante da fotografia existe uma maneira diferente de definir o que é fotografar. Da mesma forma, para cada mercado fotográfico existem concepções distintas que, se reunidas, podem cooperar com o desenvolvimento desse mercado. “Não existem políticas públicas específicas para a fotografia. Isso faz com que essa arte não tenha verbas do orçamento federal destinadas para as suas aplicações culturais ou de documentação. Não sobra nada para a gente. Vai tudo para o cinema, literatura, música e moda”, lamenta Alex Gurgel, fotógrafo e presidente da Associação Potiguar de Fotografia – Aphoto.

Canindé SoaresApós a realização do Foto RN no último fim  de semana,  a primeira edição do fórum permitiu uma varredura geral sobre o mercado da fotografia no estado potiguar. Coordenadores do evento, Alex Gurgel e Pablo Pinheiro, fotógrafo e membro da Rede Poti de Fotografia, reconhecem a necessidade desse tipo de programação no Rio Grande do Norte.

“A intenção desses eventos é a de atrair profissionais de vários eixos da fotografia no nosso estado e procurar conhecer a sua profundidade na economia local, valorização dos seus trabalhos e a sua difusão em meio às políticas públicas estabelecidas”, explica Pablo Pinheiro. Agosto foi o mês escolhido para dar início a esse processo de catalogamento e calendarização de eventos da fotografia no estado, os profissionais seguem adiante com a ideia de conhecer a cadeia produtiva em Natal e em outros municípios potiguares.

Mariana do Vale“Foi no dia 19 de agosto que a fotografia foi inventada há 186 anos. Não poderíamos escolher uma época diferente para firmar esse clamor pela valorização dessa arte/trabalho que evolui a cada ano que passa”, reforçou. Acreditando que a união faz a força, Alex Gurgel tem realizado campanhas para que os fotógrafos potiguares tomem a iniciativa de ingressar nos conselhos de cultura para defender mais espaço à categoria. “Conselheiros músicos são sensíveis aos produtos musicais, escritores aos produtos literários. Precisamos de fotógrafos para avaliar e abrir espaço para a valorização da fotografia”, coloca.

No sábado, dia 18 de agosto, a Aphoto promove e apresenta o ‘Foto Riografia do Norte’. “Será um fórum para discutir e e radiografar a fotografia do RN desde o seu começo. Depois do Foto RN, este segundo evento abordará questões semelhantes, mas que visam dar um foco maior à memória da fotografia no estado”, explica Gurgel. Além do fórum, uma exposição intitulada “Luz em Natal de ontem” estará à disposição para a visitação do público, mostrando imagens da capital potiguar em tempos passados.

Alex GurgelCom a participação de palestrantes renomados, o Foto Riografia do Norte será no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a partir das 8h da manhã, e abordará a  produção de livros de fotografia, projetos culturais que envolvam o setor, a fotografia como veículo de inclusão digital, a história da fotografia no Rio Grande do Norte, entre outros assuntos. Canindé Soares, Dennis Job, Mariana do Vale, Marcelo Buainin e Itamar Nobre são alguns dos nomes que estarão presentes e farão palestras aos participantes gratuitamente.

As palestras estão divididas da seguinte forma: Giovanni Sérgio falará, ás 8h30, sobre a “História da Fotografia no RN”; às 9h30, Canindé Soares discutira a profissão de fotógrafo no RN; Itamar Nobre falará sobre a “Difusão de ensino da fotografia na UFRN”, às 10h30; às 14h, Denis Job apresentará a palestra “Gestão empresarial e marketingo para fotógrafos”; às 15h, Palbro Pinheiro falará sobre a “Rede potiguar de produção cultural e fotografia”; às 16h, Mariana do Vale discutirá a “Arte fotográfica produzida no RN”; Marcelo Buanain, às 17h, falará sobre “A fotografia documental como expressão autoral e ideológica”, e por fim, às 18h, Dijah Abreu Jr abrirá a exposição fotográfica “Luz em Natal de ontem”.

FOTO RN DÁ O PONTAPÉ INICIAL NO MÊS DA FOTOGRAFIA

Giovanni SérgioNo último fim de semana, o Foto RN deu o pontapé inicial para que a fotografia fosse discutida e analisada no Rio Grande do Norte. Além de Alex Gurgel, Pablo Pinheiro, Elisa Elsie, Henrique José e Sônia Figueiredo são os representantes da fotografia potiguar que dão asas à pesquisa e à luta pela valorização do trabalho fotográfico.

No evento, cada representante ministrou um grupo de trabalho diferente.  Formação, difusão, economia, políticas públicas e memória foram os cinco temas que fizeram parte da primeira edição do evento. “Cada um tem a sua função e andam em paralelo”, reforça Pablo Pinheiro. Segundo ele, apenas conhecendo bem a formação dos profissionais potiguares é que se torna possível avaliar o seu papel na economia, a  expansão dos trabalhos e as políticas públicas aplicadas. “Tudo isso sem esquecer da memória desse ofício no nosso estado”, completa.

Serviço: Foto Riografia do Norte. Dia 18, a partir das 8h, na IFRN, Cidade Alta. Inscrições no local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas