quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Ford inaugura fábrica de motores 1.0

- Publicidade -

A Ford Brasil inaugurou, semana passada, sua fábrica de motores 3 cilindros. Construída no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, a nova fábrica de motores da montadora de São Bernardo do Campo (SP) está entre as mais modernas do mundo e é equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.

A sua operação é totalmente conectada, conta com equipamentos moderníssimos, além  de empregados qualificados com milhares de horas de treinamento. Ela absorveu parte dos investimentos de 400 milhões de reais destinados ao projeto do novo motor e gerou 300 empregos diretos.

“A Fábrica de Motores de Camaçari faz parte da mais rápida e mais ambiciosa expansão da manufatura global da Ford nos últimos 50 anos”, diz John Fleming, vice-presidente executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas. A Ford está realizando este ano a sua sequência mais agressiva de lançamento de produtos, com a introdução de 23 novos veículos globalmente. Essa fábrica de motores vai ajudar a apoiar a  estratégia de crescimento nas áreas de manufatura e produto da empresa.

Com capacidade instalada para 210.000 motores por ano, a fábrica segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. “A fábrica de motores 1.0 3 Cilindros Duplo Comando Flex traz o estado da arte em produção de motores. Ela pode ser definida como uma fábrica completa, porque produz o bloco e o cabeçote usinados e faz a montagem final do motor em sua linha avançada e ergonômica”, diz Milton de Oliveira Gil, gerente de operações da unidade.

Com 40 robôs e carregadores automáticos de peças, a linha opera com índice elevado de automação. Seus 34 centros de usinagem garantem ampla flexibilidade na produção dos componentes e são equipados com ferramentas de altíssimo desempenho. Além dessas centrais, a unidade apresenta 15 máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.

Inteligência da produção
A fábrica de motores da Ford em Camaçari (Bahia) tem 100% de seus equipamentos conectados via “wi-fi” a uma central de gerenciamento. Essa inteligência permite o monitoramento “on-line” da produção, da qualidade e da manutenção das máquinas e ferramentas.

O isolamento total da área de produção, com um sistema de pressão positiva do ar que elimina a zero o risco de contaminação dos motores na cadeia de produção, faz parte do seu sistema de qualidade. Esse sistema inclui também a rastreabilidade de 100% das estações. Com isso, é possível ter o histórico de produção de cada item do motor. O acompanhamento do processo por câmeras de alta definição, que verificam o posicionamento correto das peças na montagem do motor, faz parte da estratégia de zero defeito.

A fábrica de motores 1.0 3 Cilindros Duplo Comando Flex conta, também, com o suporte de um completo e moderno laboratório de metrologia. Seus sistemas de aferição incluem a medição de 100% dos cilindros e mancais do bloco, além do controle da temperatura ambiente da fábrica, para garantir a precisão da produção. Um dinamômetro de alta tecnologia é usado no controle diário da mesma.

A validação é imediata e feita por estações de teste ao longo de toda a linha de montagem. Nas três estações de “cold-test” (teste a frio), 100% dos motores são verificados em mais de 350 características técnicas. Há também duas estações de “hot-run” (teste a quente), que simulam o seu funcionamento no veículo.

Manufatura sustentável
A unidade de motores de Camaçari (Bahia) segue os mesmos conceitos adotados em todo o Complexo Industrial Ford Nordeste quanto à preservação ambiental e sustentabilidade. Ela é a primeira no  Brasil a utilizar o processo MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) em 100% dos centros de usinagem do motor. Esse novo sistema substitui os processos convencionais de usinagem, com uma substancial redução na quantidade de água e óleo lubrificante na operação e também facilita a reciclagem de seus resíduos.

A sustentabilidade é garantida também por uma moderna central de ultrafiltragem, que realiza o tratamento de 100% dos efluentes industriais. Toda a unidade fabril conta com sistema de coleta seletiva e os veículos industriais usam sistema de recarga “fast charger” e não necessitam da troca de baterias.

Qualificação
A fábrica de motores 1.0 3 Cilindros Duplo Comando Flex tem 300 empregados diretos, que passaram por mais de 380.000 horas de treinamento, ministradas por técnicos especializados. A unidade conta também com um novo e completo centro de treinamento, que foi construído e equipado para oferecer desde os conceitos básicos de segurança e qualidade até cursos complexos de operação e manutenção, incluindo os princípios e ferramentas do FPS (Sistema de Produção Ford). Em parceria com o SENAI foram desenvolvidos conteúdos específicos para aplicação na manufatura de motores, além de treinamentos ministrados pelos fornecedores de equipamentos da fábrica.

O novo motor Ford 1.0 de 3 cilindros duplo comando Flex tem 85 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com “álcool” e 80 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 4.500 rpm com gasolina.

A palavra do Distribuidor
Para João Paulo Melo, diretor da Divepe, o  motor 1.0 de 3 cilindros duplo comando Flex, vai somar muito para o sucesso do novo automóvel “KA” modelo 2015.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas