quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Forno sonoro

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Sabe aquela padaria da esquina que faz um pãozinho esperto para acompanhar seu café da manhã ou da tarde? Pois bem, esqueça, o papo aqui é sobre música e o forno sonoro que o projeto Incubadora DoSol colocou para funcionar lá para os lados do bairro de Capim Macio. Como uma ‘padaria’ de ritmos, a iniciativa coloca na ‘mesa’ do leitor-ouvinte até o mês de abril cinco discos inéditos quentinhos com ‘sabores’ que variam do pop ao rock pesado. Na fita, quer dizer, na agulha, opa… na unidade de leitor ótico, ou melhor: no sistema binário de bits e bytes, literalmente, estão os novos trabalhos das bandas Talma&Gadelha, Kataphero, Fukai, Red Boots e da cantora Maíra Salles.
Kataphero, Fukai, Maíra Salles, Red Boots e Talma&Gadelha, estão no projeto Incubadora DoSol deste ano que conta com divulgação dos trabalhos em São Paulo após lançamentos locais
Através da Incubadora DoSol os artistas gravaram sem qualquer custo e ainda embarcam para um lançamento coletivo em São Paulo que acontece de 9 a 12 de abril, pós-lançamento local. “Essa é a terceira versão do projeto, criado em 2011 para comemorar os dez anos do (combo) DoSol, e a primeira que conta com patrocínio”, disse o produtor Anderson Foca, que ao lado da parceira Ana Morena se responsabiliza pela direção artística. A Incubadora foi um dos quatro projetos do RN aprovado pelo Rumos Itaú Cultural 2014/2015, programa que também contemplou a companhia Gira Dança, os circenses da Tropa Trupe e o grupo de teatro  Clowns de Shakespeare.

“O Incubadora é um projeto muito querido pelo DoSol, tem grande potencial, por isso fizemos questão de investir mesmo sem apoio. O resultado foi o melhor possível e de certa forma demos um start na carreira das bandas Talma&Gadelha e Red Boots, que lançaram seus primeiros discos aqui conosco em 2011”, lembrou Foca, frisando que o projeto não prevê lançamento das músicas gravadas em formato físico (por isso o sistema binário de bits e bytes citado ali de cima).

No pacote, além de todo o suporte técnico para gravação e da direção artística, também estão inclusos registro em foto e vídeo de todo o processo, lançamento online em várias plataformas (tanto para downloads pagos quanto gratuitos), mais show de lançamento na sede do Itaú Cultural na Av. Paulista com direito a transporte, hospedagem e alimentação. “A tiragem física está por conta de cada artista, assim como a mixagem e masterização”, informou Anderson Foca. Completam a equipe do Incubadora DoSol o técnico de áudio Yves Fernandes e a fotógrafa e videomaker Karina Monteiro.

Curadoria compartilhada
A parcial feita por Foca e Ana Morena nesta quarta (25) para a reportagem do VIVER é a seguinte: a banda Fukai, que vai mixar o disco em Natal, já concluiu as gravações. Kataphero e Red Boots estão na fase final – a primeira está mixando e masterizando com um produtor musical da Grécia, e a segunda irá mixar no estúdio Costella (SP); mesmo endereço onde a turma da Talma&Gadelha, que fechou ainda ontem na parte da tarde o registro das últimas vozes, irá processar o disco “Mira”, o terceiro da carreira da banda capitaneada por Simona Talma e Luiz Gadelha.

Já Maíra Salles, cujo trabalho conta com o auxílio luxuoso do guitarrista Ricardo Baya, fecha a fase de gravações até este próximo domingo (1º de março) e agendou mixagem no estúdio natalense Megafone.

“É legal isso de cada artista procurar dar uma cara personalizada aos registros”, destacou Anderson, explicando que a seleção dos cinco nomes foi feita em conjunto com curadoria do Rumos Itaú Cultural. “Como temos uma visão macro da cena aqui em Natal, mandamos uma lista de sugestões com mais de dez nomes. Escolhemos artistas que conhecemos, apostamos e acreditamos no potencial, enfatizamos só nosso desejo de voltar a trabalhar com o Red Boots e Talma&Gadelha, que haviam passado pela Incubadora quando ainda não tínhamos patrocínio”.

O projeto surgiu em 2011, teve uma segunda edição em 2012, passou em branco em 2013 e teve patrocínio aprovado para o período 2014/2015. A série de shows (dois por dia) que acontecem agora no mês de abril em São Paulo foi sugestão do próprio patrocinador, e marca o lançamento dos discos e o encerramento desta edição do projeto. “Bacana que essa ida a SP gerou desdobramento das agendas, outras datas já estão marcadas”, adiantou Foca. Além das cinco bandas que participam do Incubadora DoSol 2014/2015, também seguem para a capital paulista as bandas convidadas DuSouto, Camarones Orquestra Guitarrística e Far From Alaska.

“Vamos aproveitar a ocasião (em SP) para anunciar os primeiros nomes do Festival DoSol 2015”, disse. Os planos do  produtor para este ano é alcançar 10 cidades: “Em 2014 passamos por Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Mossoró, agora queremos ampliar para Assu e Parnamirim e outras cidades do Nordeste”.

Dois discos
A cantora e compositora Maíra Salles, que finaliza este domingo (1º) a gravação do disco definido pelo projeto Incubadora DoSol, também trabalha em outro álbum simultaneamente. “Está uma loucura, uma loucura boa, pois são trabalhos bem diferentes: o primeiro, chamado ‘Santa Esperança’, estamos gravando há dois anos e meio e traz uma mistura de ritmos, indo da música popular ao jazz e bossa nova; tudo com uma marca acentuada nossa (dela e do guitarrista Ricardo Baya)”.

Já o disco que sai pela Incubadora, ainda sem nome, é bem diferente, garante Maíra, de seus trabalhos anteriores – a cantora disse que ouviu artistas como Céu e Mariana Aydar na busca por um norte. “Foi uma surpresa esse convite do Foca e da Ana (Morena), conversamos bastante e sugeriram ideias para essa produção. Compomos o disco inteiro em dois meses, um desafio intenso e muito gostoso, acredito que o resultado estará bem próximo do público pois investimos em batida simples, tem uma batida eletrônica (parceria com Gabriel Souto, da banda DuSouto). Saíram coisas super animadas, um disco super divertido e completamente diferente do que vinha fazendo”.

Quando
Shows da Incubadora DoSol em São Paulo:

9 de abril: Fukai e Far From Alaska
10 de abril: Camarones e Talma&Gadelha
11 de abril: Maíra Salles e DuSouto
12 de abril: Kataphero e Red Boots

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas