sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Frequência escolar

- Publicidade -

Tadeu Oliveira [ [email protected] ]

Os gestores municipais de Educação têm até o dia 30 de abril para enviar as informações sobre a frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família, referentes ao primeiro bimestre deste ano. Os formulários preenchidos pelas escolas devem ser inseridos no Sistema Presença, ferramenta do Ministério da Educação para o registro da presença às aulas dos beneficiários do programa, a partir desta semana.

Atualmente são acompanhados 16 milhões de crianças, adolescentes e jovens, cujas famílias recebem recursos do Bolsa Família. Todas as crianças e os adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.

São Gonçalo do Amarante
Professores do município de São Gonçalo do Amarante também estão em greve. Os servidores estão reivindicando a correção salarial referente aos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, com relação ao piso nacional. Eles alegam que a prefeitura não tem pago o piso salarial nacional e vem dando aumento só aos professores de nível médio, deixando os de nível superior de lado. Atualmente, a diferença salarial entre os professores de nível médio e de nível superior é de apenas R$ 0,26. Isto é, para os servidores, o município tem desvalorizado os salários dos professores de nível superior. Com a palavra, o prefeito.

Plataforma Sucupira
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fazem o lançamento da Plataforma Sucupira, moderna tecnologia que agiliza o sistema de avaliação da pós-graduação no país. Recentemente o lançamento foi feito  em Brasília. A Plataforma foi apresentada por um dos seus inventores, o professor Rubens Maribondo do Nascimento, do Centro de Tecnologia da UFRN, na presença de dirigentes da Capes. A Plataforma reúne os dados e os mecanismos do sistema de avaliação recomendado pela Capes para os programas de pós-graduação.

Enem
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 podem conferir on-line o espelho da correção da redação. Foram corrigidos 5.049.248 textos, dos quais 481 tiveram nota mil. Em branco, foram 32.991 e outros 73.751, anulados. Assim, 106.742 redações tiveram nota zero. A principal novidade na redação do Enem de 2013 diz respeito aos critérios de correção. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita só foram aceitos como exceção, quando não apresentaram reincidência no texto. Além disso, receberam nota zero 1.398 redações (0,028% do total) que apresentaram parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas