segunda-feira, 18 de março, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 18 de março, 2024

Futebol tumultuado

- Publicidade -

Everaldo Lopes [ [email protected] ]

Não há como esconder, por maior que seja a expectativa de sucesso da Copa do Mundo, a crise atual no futebol brasileiro, em toda sua extensão. A 49 dias da abertura do Mundial, não se pode querer jogar o lixo pra debaixo do tapete. É crise financeira, crise disciplinar, crise técnica porque é praticamente impossível prever que o clube “A” ou “B” é favorito nas séries “A” e “B”, com os melhores jogadores reclamando do excesso de jogos, enquanto os pequenos lamentam o vapt vupt das competições, muitos clubes guardando o material esportivo porque, futebol, agora só  no ano que vem. Na opinião do advogado do Bom senso FC, João Henrique Chiminazzo, o movimento encetado pelos pequenos, o objetivo é fazer com que os pequenos joguem mais, pois quase todos vivem do futebol, mesmo ganhando baixos salários. Chiminazzo não descarta o movimento grevista, por achar que o clima atualmente é muito ruim. Pessimista, Chiminazzo não vê qualquer melhora com a breve chegada de Marco Polo del Nero, substituindo José Maria Marin. “Para a CBF, tudo vai muito bem, o resto que se dane…

Desacato e castigo
Uma punição rara na história do futebol potiguar tem Mossoró como  sede, com o detalhe de que a justiça tardou, mas não faltou, como reza velho provérbio. Aconteceu no Estadual/2013, jogo Potiguar/M x América, um policial que cuidava da manutenção da ordem no estádio, foi xingado durante quase todo jogo por um torcedor ranzinza. Denunciado, coube ao juiz   Paulo Maia, do Juizado Especial Criminal de Mossoró condenar o torcedor por infringir o artigo 331 do Código Penal. O torcedor só não foi preso por ser réu primário. Ficou lição.

Desacato (2)
Julgado e condenado por desobedecer a determinação da PM, por ofensas ao policial e ao policiamento, com palavrões e insultos, o torcedor rebelde terá de permanecer num local previamente determinado pelo Juiz, durante duas horas enquanto a partida se desenrola. O Juiz entendeu que houve o dolo específico de ultrajar  a autoridade policial, já que agiu demonstrando vontade de  praticar a conduta agressiva, e que agiu livre e conscientemente ao proferir insultos e palavrões, em meio ao tumulto da partida Potiguar/M  x América. Quase um ano depois, saiu a punição.

Mal começo
Com apenas uma rodada cheia e uns poucos jogos  isolados,  a série “B” já começa a mostrar a cara,   com cinco times com zero ponto. São os casos do Joinville, Portuguesa, Oeste, Sampaio Correa e Avaí, sendo que o time catarinense (Avaí) tem dois jogos já disputados, aproveitamento zero. Já o Bragantino, outro com dois jogos disputados, soma quatro pontos, é o líder provisório. Quanto ao América/RN tendo enfrentado ontem o Boa Vista, pela Copa do Brasil, já  no sábado enfrenta o Oeste, pela “B”.

Mal (2)

A previsão do “Chance de gol” é de 36.4% de possibilidade de vitória do mandante e 40% do visitante, sendo uma das raras previsões favorecendo o visitante, sinal de que a boa fase dos rubros sob o comando de Oliveira Canindé é reconhecida. Quanto ao ABC também na “B”, a previsão do Chance de Gol é de 52.2% de vitória no confronto com o Boa E.C. sábado no “Iberezão”, cumprindo punição do STJD.  A possibilidade de vitória do Boa é de apenas 21%, segundo a equipe do “Chance de Gol”.

Azarados
Candidatos certíssimos para disputar o Mundial, sofreram contusões graves, e estão fora. São eles Walcott (Ing) rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, Khedira (Alemanha)  também rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, Giuseppe Rossi (Itália) sofreu lesão do joelho direito o prazo para cura é muito curto.

Azarados (2)
Valdés, goleiro da Espanha, rompeu o ligamento cruzado, Bruma (Port) outra vítima de rompimento do ligamento cruzado, operou mas é incerto no Mundial, Strootman (Holanda), grave ruptura do ligamento, está vetado na Copa e, finalmente, Arbeloa (Espanha), é o que corre menos risco, mas sua convocação final é dúvida. Sorte do Brasil, não há nenhum caso grave.

Velho campeão
Em 1925, o Alecrim FC sagrava-se bicampeão natalense de futebol, mas não teve o título homologado  devido a séria crise do futebol na capital. Os alecrinenses contestaram, acusando a Liga de proteger ABC e América.    O time alecrinense era formado por Otávio, Lula e Pindaró, Foster, Dantas e Nozinho, Garcia, Gentil, Deão e Miguel. Téc: Alexandre  Kruse. Não havia substituições.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas