terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Futuro será decidido em 1min14s

- Publicidade -

Roberto Lucena
Repórter

No próximo domingo, o eleitor vai levar, em média, 1 minuto e 14 segundos para votar na urna eletrônica. A estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e leva em conta o tempo que o eleitor se identifica perante o mesário até o instante em que confirma o último voto. Nestas eleições gerais, 2.327.451 potiguares estão aptos a exercer o direito de votar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), o resultado final será revelado às 23h do dia 5 de outubro, ou seja, seis horas após o enceramento da votação.
Ao todo, 8.557 equipamentos eletrônicos estão à disposição para serem utilizados nas 69 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte
Faltam sete dias para as eleições 2014 e o ritmo de trabalho foi intensificado no TRE-RN. Ao todo, 8.557 equipamentos eletrônicos estão a disposição para serem utilizados nas 69 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte. São 1.560 locais de votação, 6.963 seções eleitorais e 28.236 mesários envolvidos na operação.

Pela primeira vez, o sistema biométrico será utilizado na capital do Estado e em Mossoró. Além destes, mais 47 municípios também contam com o sistema de identificação do eleitor. Por causa desta novidade, a diretora geral do TRE-RN, Ana Esmera, estima que a votação será encerrada somente após às 17h e, consequentemente, vai atrasar a compilação de todos os dados. “Na verdade, a demora vai acontecer na identificação do eleitor. Será a primeira vez que utilizamos o sistema biométrico no universo de 52% do eleitoral potiguar”, contou.

#SAIBAMAIS#A estimativa de 1m14s definida pelo TSE é baseada no pleito de 2010. Há quatro anos, os eleitores tiveram de escolher um candidato a mais do que em 2014. Votou-se para eleger dois senadores. Neste ano, vota-se apenas para escolher um. No próximo domingo, os brasileiros votarão para deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Ao todo, o eleitor digitará 16 números na urna. Em 2010, a média de período de votação do eleitor na cabine foi de 1 minuto e 8 segundos.

Para não atrasar a votação e facilitar na hora de usar a urna, Ana Esmera aconselha os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em um papel. A conhecida “cola” está liberada, desde que não estampe propaganda de qualquer candidato. “É importante que o eleitor tenha essa facilidade na hora do voto. Nós teremos que votar cinco vezes e são 16 números, ao todo. Com a cola, fica mais fácil”, avisou.

Segurança
No início deste mês, o Plenário do TSE aprovou o envio de força federal para 37 municípios do Rio Grande do Norte durante a realização das Eleições 2014. O pedido de envio de força foi apresentado pelo TRE-RN, com base em solicitação de juízes eleitorais, para a manutenção da ordem e da segurança pública no dia da eleição nos municípios. Além da ajuda federal em 37 municípios, a eleição será acompanhada por 3.200 policiais militares em todas as cidades.

A força federal é exercida por homens do Exército Brasileiro.  A 7ª Brigada de Infantaria Motorizada – responsável pela “Operação Sertão” – Operação de Garantia de Votação e Apuração (GVA) nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba – informou, na última sexta-feira (26), que os dados sobre a operação (quantidade de homens envolvidos e logística) ainda não foram confirmados.

Já o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, explicou que 3.200 PMs vão trabalhar no processo eleitoral. Parte do efetivo será deslocado da capital para algumas cidades do interior. “Começaremos as atividades ainda no sábado e só encerraremos no final da votação, quando as urnas foram entregue à Justiça Eleitoral”, contou.

Calendário eleitoral

Quinta-feira, dia 2
Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão/ para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e 24h/ para a realização de debate no rádio e na televisão.

Sexta-feira, dia 3
Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral

Sábado, dia 4
Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h/ para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (até 22h)

Domingo, dia 5
Data em que há possibilidade de funcionamento do comércio, com a ressalva de que os estabelecimentos que funcionarem neste dia deverão proporcionar efetivas condições para que seus funcionários possam exercer o direito/dever do voto. Permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato
Proibida, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos

Para votar
Proibido portar aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer que possa comprometer o
sigilo do voto

Bate-papo
Ana Esmera – diretora geral do TRE-RN

‘O resultado deve ser conhecido até às 23h do domingo’

Faltando uma semana para as eleições, o TRE-RN está com tudo pronto?
Estamos com tudo organizado. As equipes já estão em fase de deslocamento para o interior do Estado. O planejamento está sendo cumprido. Vamos nos sair bem nessas eleições.

Pela primeira vez, Natal terá o sistema biométrico. Além de Natal, mais 48 municípios terão esse sistema. Qual a expectativa para encerramento da votação e apuração?
A identificação do eleitor, com a biometria, é um processo um pouco demorado. Por causa, disso, acredito que vamos terminar a votação apenas depois das 17h. Mas há a garantia de, quem estiver na seção, irá votar. O resultado final deve ser conhecido até às 23h do domingo.

Qual a estrutura de segurança envolvida?
Teremos a PM, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Exército em 37 cidades.

E como está a logística da eleição?
As urnas eletrônicas já foram encaminhadas ao interior do Estado, onde serão preparadas. Permanecem em Natal, as urnas da Capital e Região Metropolitana. Até o dia 1º de outubro, todas as urnas eletrônicas estarão preparadas para a eleição. No sábado, as urnas serão enviadas aos locais de votação e as seções eleitorais serão montadas, de forma que o mesário já encontrará o ambiente pronto para o início da votação.

Como será feita a transmissão de dados no final da votação?
As mídias com os resultados de cada urna serão recolhidos e encaminhados à Junta Eleitoral ou a pontos exclusivos de transmissão, para recebimento e transmissão dos resultados ao TRE-RN, por meio de sistemas exclusivos da Justiça Eleitoral. No RN, haverá 90 pontos de transmissão, além das Juntas Eleitorais, sendo 24 em Natal, o que possibilitará uma divulgação mais célere dos resultados.

O eleitor que ainda tem dúvidas sobre local de votação, o que pode fazer?
É importante que o eleitor certifique-se, antecipadamente, do seu local de votação, especialmente nos municípios onde houve revisão com coleta de dados biométricos. A confirmação do local de votação já pode ser feita por meio do site do (www.tre-rn.jus.br). A partir do dia 29, estarão disponíveis aplicativos mobile na Apple Store e Google Play. Tem também o Disque Eleitor: 0800 084 1008 e (84) 3654-5000.

info

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas