sexta-feira, 3 de maio, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Garanhuns terá Festival de Blues e Jazz no Carnaval

- Publicidade -

Nem só de frevo vive o carnaval pernambucano. Há três anos acontece no município de Garanhuns, região agreste pernambucana, o Garanhuns Blues & Jazz Festival, evento realizado pelo produtor e músico Giovanni Papaleo, conhecido realizador de festivais de blues como o Oi Blues By Night — realizado há oito anos em seis capitais do NE, incluindo Natal – o Jazz Porto e o circuito de blues na casa noturna Downtown.

Nos moldes do Festival de Guaramiranga, o evento de blues pernambucano já é considerado o maior do Estado, sendo uma opção alternativa para o feriado de momo.

“Ele só tem três anos, mas a gente já foi  contemplado, no ano passado, com o  Prêmio Mestre Salustiano, ficando entre os 3 mais importantes Projetos  na área de Turismo no Estado de Pernambuco”, falou Papaleo ao VIVER.

O festival acontecerá entre 13 e 15 de fevereiro, com shows e workshops, todos gratuitos.  Na estrutura deste ano terá “Magic Slim” — lenda viva do Blues mundial — os saxofonistas Leo Gandelman e o pernambucano Jasiel Leite, Celso Blues Boy, banda de samba-jazz Azimuth, Andreas Kisser com seu projeto paralelo de blues e rock, o cantor de soul-gospel novaiorquino Karl Dixon, Greg Wilson do Blues Etílicos, o cantor e guitarrista do Detonautas Tico Santa Cruz, que virá com seu projeto paralelo de Blues (Blueguellos) em parceria com integrantes da UpTown.

As inscrições para bandas interessadas podem ser feitas atraves do icone  “contato”  do site do Festival ou pelo email: [email protected]

Pela primeira vez, o Festival vai premiar o público presente nos intervalos dos shows, com Instrumentos musicais de qualidade (entre os principais premios estão uma bateria Odery, uma guitarra autografada por Magic Slim, um contra-baixo e um violão eletrico), cds e camisas oficiais do Festival.

Algumas das estrelas do Festival irão fazer workshops musicais gratuitos (haverá inscrições). Entre eles o baterista Alexandre Cunha (SP), que vem patrocinado pela Fábrica de baterias Odery.

Segundo o produtor, o público pficará acomodado em mesas e cadeiras com serviço de garçons, pagando apenas pelo que consumir.

Segundo o produtor, um dos grandes méritos do “Garanhuns Jazz” foi elevar a taxa de ocupação dos hoteis em Garanhuns no período  de carnaval, que era de 20% ,antes do Festival acontecer e conseguiu atingir a marca de quase 100% de ocupação durante o período de realização do Festival. “E isso em pleno carnaval pernambucano”, disse o produtor.

Já passaram pelo festival os músicos Victor Biglione, Kenny Brown. Nuno Mindelis, Taryn Szpilman, Nuajes (Equador), Les Freres Guissé (Senegal), Izzy Gordon, Clay Ross Band (EUA), Kate Bentley (EUA), IGor Prado Band, Carlos Malta, Marcelo Martins, além de nomes representativos da música nordestina como Banda de Pifanos de Coco Verde, Grupo de Percussão de Lata, Cezar Michiles, Marcos Cabral.

Em 2010 o Homenageado do “Garanhuns Jazz” é o saudoso Jornalista Ronildo Maia Leite, cujo nome também  batiza o Palco Principal do Evento, desde a sua primeira edição.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas