quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Garantia de curso afasta possibilidade de paralisação

- Publicidade -

A Guarda Municipal de Natal não vai mais entrar em greve. Isso porque a Prefeitura garantiu a continuidade do curso de tiros – essencial para a emissão do porte de armas – bem como a compra da munição, que estava em falta há 11 meses. O município também se comprometeu em colocar no orçamento de 2011 a verba para compra de novos fardamentos e a negociação do plano de carreiras da GMN.

Soraya Godeiro disse que categoria resolveu dar um voto de confiança à Prefeitura de Natal“Nós decidimos suspender o acampamento em frente à prefeitura e o indicativo de greve porque o secretário interino da Secretaria de Segurança, Carlos Paiva, foi até à nossa audiência, na última sexta-feira, e garantiu a publicação do convênio com a Polícia Militar no Diário Oficial. Como o município está tomando as providências, nós decidimos dar um voto de confiança”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Município, a Secretaria de Defesa Social recebeu um crédito Suplementar da ordem de R$120 mil que será utilizado para o convênio com a PM, que vai ministrar o curso de tiro. Além desse valor, outros R$51 mil foram liberados – ainda na sexta-feira – para a compra da munição.

Atualmente, 530 guardas municipais ainda não possuem  porte de armas. Apenas uma, das 11 turmas, concluiu o curso de tiros. O restante aguarda a retomada dos treinamentos.

Esclarecimento

Em reportagem publicada na TN, no dia 02, “GMN ameaça entrar em greve”, a assessoria de imprensa da Guarda Municipal informou que a GMN é uma corporação uniformizada e armada desde a sua criação em 04 de junho de 1991 (Lei Municipal 4.000). E diante desses mais de 19 anos nunca foi registrada qualquer ação irregular dos agentes no uso do armamento letal, portado por estes, em serviço ou fora dele.

Os agentes antes de serem investidos na função de Guarda Municipal passam por um criterioso processo de seleção, onde são submetidos a avaliação de conhecimento, exame de aptidão física, análise psicológica, processo de investigação social e curso de formação técnica voltado para a área de segurança, onde são ministradas disciplinas teórica e prática, inclusive de tiro com arma de fogo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas