sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Garimpo urbano e artesanal

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Galerias de arte ainda são raras em Natal, e o mais novo endereço para quem quer encontrar uma obra capaz de complementar ou mesmo protagonizar a decoração de um ambiente atende pelo nome de Garimpo – Galeria e Adornos Artesanais. Instalada em uma casa na rua Mipibu, 636, Petrópolis, a galeria oferece opções em gravuras, pinturas de várias linguagens, fotografias, bibelôs de todo o tipo e peças artesanais que dominam o pequeno e diversificado acervo. Como o próprio nome sugere, os trabalhos são fruto do garimpo de Bebeto Torres, 39, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Bebeto divide o comando da nova galeria, inaugurada dia 6 de outubro, com a arquiteta Aniêda Calafange.
Bebeto Torres une o tradicional ao contemporâneo em nova galeria
“Nosso conceito é garimpar arte e bom gosto, oferecer peças a preços acessíveis e alçar o artesanato ao patamar de obra de arte”, disse Torres, 39, graduado em Administração e professor universitário. “Ministro aulas de empreendedorismo, e defendo a ideia de sempre se buscar aliar estilo de vida com a oportunidade de empreender. Então investi em um negócio que combina comigo e me traz prazer”, ensina Bebeto, que tomou gosto pela arte ainda na infância vivida no Seridó, influenciado pelo avô-político Manoel Torres (1918-2012).

“Ele era muito sensível a arte, amigo de vários artistas. Acredito que herdei esse gosto do meu avô, que me presenteou com as primeiras obras da minha coleção particular”, recorda. Bebeto disse ser fascinado por adornos de parede, ter interesse em decoração e acredita plenamente na possibilidade do artesanato ser visto como obra de arte.

O agora empresário esclarece que a relação com as outras poucas galerias de arte que existem na cidade é de parceria, como a galeria de Arte Popular e Moderna, no Centro de Turismo, conduzida pelo Padre Jocimar Dantas de Araújo desde 2012 – após longa temporada sob os cuidados do marchand Antônio Marques.

No acervo da Garimpo, artistas que deram exclusividade de comercialização para a nova galeria como Ítalo Trindade, Ara Teles, Henrique Araújo, Selma Bezerra, Elza Bezerra Dutra e Arthur Seabra. “Também temos obras, entre outros nomes, do xilogravurista J. Borges (PE), de Dorian Gray Caldas e do fotógrafo Henrique José”, enumerou Bebeto, que também presta consultoria para pessoas interessadas em repaginar o ambiente. 

Ele propõe composições de acordo com o perfil de cada cliente e do local a ser decorado: se é empresa ou residência, se casa ou apartamento. “Ainda é cedo para definir o perfil da clientela, mas estou surpreso com a procura pelos mais jovens. Dia desses mesmo levei um rapaz de seus 30 e poucos anos para conhecer o ateliê de Selma Bezerra, ela ficou admirada com a visita”, lembrou.

É o próprio Bebeto Torres que se responsabiliza pelas compras, pela curadoria. Ele ressalta que a Garimpo está aberta para artistas interessados em oferecer seu trabalho de forma comercial, sob o sistema de consignação. “Temos pouca coisa, até por quê estamos começando agora, mas são peças escolhidas a dedo. Busco o que me agrada e chama atenção”.

A Garimpo – Galeria e Adornos Artesanais funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h) e aos sábados das 8h às 13h. Nos planos para um futuro breve, adiantou Torres, sua sócia, a arquiteta Aniêda Calafange, pretende abrir um café-bistrô e agregar outros serviços.

O que
A Garimpo – Galeria e Adornos Artesanais funciona de segunda a sábado (horário comercial) na rua Mipibu, 636, em Petrópolis. Contatos 9706-8700 e e-mail [email protected].

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas