quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Gatos. Atchimm! Atchimm! Atchimm!

- Publicidade -

Isaac Ribeiro – Editor

Tema polêmico e ainda envolto em questionamentos e tabus, o convívio com gatos, cães, aves e outros animais dentro de casa é um dos pontos abordados na programação da Semana Nacional da Alergia, de amanhã até o dia 13, em um shopping da cidade. Haverá exibição de vídeos educativos e a presença de especialistas da área tirando  dúvidas da população sobre os riscos da alergia e de outras doenças respiratórias.
Espirros, irritações, sinusite. Conhece alguém alérgico a gato?  Semana Nacional da Alergia, realizada de amanhã até o dia 13, discute esse e outros temas tendo como foco as doenças alérgicas. Convivência com felinos ainda divide opiniões e gera dúvidas e muito tabu
De acordo com o alergologista Roberto Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio Grande do Norte, o foco maior da campanha este ano é mostrar a importância da prevenção aos chamados inalantes, desde ácaros, fungos e pelo do animal, além da alergia a certos alimentos.

Nos dias de hoje, passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes fechados, seja em casa ou no trabalho, criando meios propícios para a proliferação de ácaros, fungos, mofo e partículas em suspensão com restos minúsculos de insetos e pelos.

A presença de animais no ambiente doméstico é considerada um forte incentivo às alergias respiratórias; principalmente a rinite alérgica (inflamação da mucosa nasal) e das sinusites (complicação da rinite), além das tosses alérgicas, cansaço e asma.

“O pelo do animal é um antígeno, é um alérgeno em potencial — tanto pelo de cão, de gato, e de outros animais, como as cobaias, hamsters, são um problema”, comenta Roberto Pacheco.
#SAIBAMAIS#
O gato está entre os animais mais estigmatizados, seja por seu comportamento independente e notívago, crendices históricas ou por possíveis doenças que possa causar. Mas a verdade é que ele sempre esteve presente em nossas vidas.

“Muitos acham os gatos animais interesseiros. Mas não é bem assim”, defende a jornalista especializada em Mídias Sociais, Gabriela Fonseca, usando como argumento o fato de todos os seres terem seus próprios interesses na vida.

“O ser humano tem interesse em ganhar dinheiro ou amar, os cachorros têm interesse em servir aos homens, se sentem completos com isso… os gatos só querem amor e respeito, como todos os bichinhos”, comenta Gabriela, que, por gostar tanto dos felinos, inclusive resgatando alguns das ruas, é chamada pelos amigos de Gabi do Gato.

Já a produtora e instrumentista Ana Morena gosta do que, segundo ela, a maioria das pessoas reclamam nos bichanos: a independência. “É exatamente isso que eu gosto neles. As minhas gatas estão comigo porque elas querem, porque elas gostam e não porque eu as prendo numa coleira e porque dependem de mim pra comer e sobreviver”, revela ela, acrescentando ainda: “E dizer que gato preto dá azar é coisa de gente ignorante. A minha preta, Irlanda, está há 14 anos nos dando muita sorte e alegria.”   

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas