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Gigante chinesa bate recorde na bolsa

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Nova York (AE) – A empresa chinesa de internet Alibaba, um misto de comércio eletrônico e sistema de buscas, fez sucesso ontem, na estreia na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) e fechou o pregão valendo US$ 230 bilhões, mais que tradicionais companhias dos Estados Unidos, como a IBM, a Amazon, Coca-Cola e a General Motors e a Ford juntas. A chinesa também vale mais que nomes famosos da internet, como o Facebook. As ações dispararam 38%, a maior alta do dia, e foram também as mais negociadas.
Jack Ma, fundador do Alibaba: desbancando o Facebook na Bolsa
O início dos negócios da Alibaba, que até há pouco tempo era desconhecida dos norte-americanos, causou alvoroço em Wall Street. O prédio da Nyse amanheceu com uma enorme faixa com o nome da empresa cobrindo a fachada de sua sede, uma bandeira da China e centenas de curiosos, sobretudo asiáticos, se aglomeravam na porta da bolsa.

Os principais executivos da Alibaba, liderados pelo bilionário Jack Ma, fundador da empresa, foram todos tocar o sino de abertura da bolsa ontem e tirar fotos. A fatia de Ma na empresa é avaliada hoje em US$ 18 bilhões e com a disparada dos papéis na estreia o The Wall Street Journal criou em sua página na internet um contador para medir a fortuna do empresário em tempo real.

Apesar de bater nomes conhecidos, ainda vale menos que outras gigantes do setor de tecnologia, como o Google (US$ 400 bilhões) e a Apple (US$ 610 bilhões).

Com uma captação de US$ 21,8 bilhões, a abertura de capital da Alibaba é a maior da história, batendo nomes como a bandeira de cartões Visa (que captou US$ 19,7 bilhões), a General Motors (US$ 18,1 bilhões) e o Facebook (US$ 16 bilhões). Analistas alertaram, porém, para riscos na empresa. Um dos principais é sua confusa estrutura corporativa.

Apesar das preocupações, o analista da Cantor Fitzgerald, Youssef Squali, destaca que a Alibaba é lucrativa e tem tido forte crescimento das operações, com potencial de dominar o comércio eletrônico global no futuro. Os sites do grupo venderam US$ 296 bilhões em produtos nos 12 meses encerrados em junho, mais que a Amazon e o eBay juntos. O principal negócio da chinesa é ser um centro onde vendedores encontram compradores para seus produtos.

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