quarta-feira, 17 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Girão considera quantidade de viaturas suficiente

- Publicidade -

Diante da situação de baixa quantidade de efetivo policial e de viaturas disponíveis à população, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão Monteiro, não considera o número de uma viatura para cobrir de quatro a cinco bairros pequeno. No entanto, admite que no geral existe “uma demanda reprimida” no efetivo policial.

Por isso, solicitou celeridade ao Governo do Estado na nomeação de 48 agentes de Polícia Civil e anunciou um concurso para o Corpo de Bombeiros com 120 vagas. As novas contratações, que vão  suprir as evasões por aposentadoria, falecimento ou exonerações, foram anunciadas em coletiva de imprensa na manhã de ontem, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. Um dos pontos criticados pelos servidores da Polícia Civil é exatamente o efetivo de 1.450 policiais civis – entre agentes escrivães e delegados – que se divide nos 167 municípios.

#SAIBAMAIS#Referindo-se à reportagem da TN, publicada neste domingo, 6, em que ficou constatado o financiamento da estrutura policial pela população em bairros da Zona Sul de Natal, o secretário minimizou a falta de estrutura e afirmou que  “a policia estava lá, ruim seria se não tivesse”. Quanto aos equipamentos, ele aguarda material a ser recebido via compra realizada neste ano pelo Governo do Estado, com recursos de contrapartida previstos na Matriz de Responsabilidade da Segurança para a Copa do Mundo.

Duzentas viaturas e 63 motocicletas têm previsão de chegada em 45 dias. Inicialmente,  serão utilizadas na capital potiguar, no período da Copa e, posteriormente, distribuídas para o interior do Estado, conforme as necessidades. Para o efetivo da PM não há previsão de novo concurso. A perspectiva é que seja dada celeridade ao Projeto de Lei da Promoção de Praças, que prevê curso de formação e plano de carreira para 92% dos 9.100 militares, entre soldados e sub-tenentes.

A nomeação dos 48 policiais civis possibilitará a criação do Núcleo de Atendimento do Local do Crime, direcionada para investigação de homicídios, enquanto não se concretiza a Divisão de Homicídios, prevista para instalação no próximo semestre, segundo o delegado geral da Polícia Civil, Adson Kepler. O Núcleo poderá ser viabilizado em um mês, a depender do andamento das nomeações.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas