sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Governador manda retirar Guarda de Ferguson

- Publicidade -

São Paulo (AE) – O governador do Missouri, Jay Nixon, ordenou ontem a retirada da Guarda Nacional do subúrbio de St. Louis, em Ferguson, onde tensões raciais causaram enfrentamentos entre a comunidade e a policial local desde que um adolescente negro foi assassinado por um policial branco, no último dia 9. Nixon anunciou o que ele chamou de “retirada sistemática” dos agentes da Guarda, já que, enquanto eles retomavam a ordem na cidade, outros órgãos trabalhavam para restaurar a confiança da população.

Desde que a Guarda chegou a Ferguson, na segunda-feira, agitações noturnas em St. Louis começaram a diminuir. Depois do assassinato do jovem Michael Brown, de 18 anos, os moradores do subúrbio, predominantemente negros, passaram a realizar protestos contra a polícia, formada em sua maioria por brancos. Os confrontos resultaram na prisão de pelo menos 163 pessoas.

Um porta-voz do promotor de St. Louis Bob McCulloch, responsável pelo caso, disse que não há prazo para concluir o processo, mas que ele pode levar semanas. Do lado de fora da promotoria, mais de 20 manifestantes formaram círculos para orar por Michael e pedir o afastamento de McCulloch. O promotor tem ligações familiares com a polícia e estão sendo questionada sua isenção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas