quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Governadora e aliados tratam de “adequação”

- Publicidade -

Um dia após a reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), assessores e a base aliada, em Brasília, e os discursos continuam em tom de “parceria administrativa” e “independência política”.  A chefe do Executivo e o secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, conversaram longamente com o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB); o ministro Garibaldi Alves (PMDB); o senador José Agripino Maia (DEM); os deputados João Maia (PR) e Betinho Rosado (DEM); e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN).
Rosalba Ciarlini conversou com aliados sobre formação de um grupo político para discutir mudanças
“Uma conversa franca”, afirmou o líder do PR. “Tocamos em feridas e a governadora assinalou que, se necessário, não vê problema em promover mudanças”, disse o senador e presidente nacional do DEM, José Agripino. As críticas à forma como o Governo vem sendo conduzido, sobretudo no campo político, foram enérgicas. E partiram sobretudo do parlamentar do PMDB, hoje presidente da Congresso.

Os aliados se ressentiram de um diálogo aberto e das dificuldades que vem sendo relatadas por parlamentares parceiros, prefeitos e lideranças diversas para um contato, por mais simples que seja, com representantes da gestão. O secretário de articulação com os municípios, Esdras Alves, também participou da reunião e engrossou o coro governista de que os problemas são muitos, precisam ser solucionados e não houve espaço, durante muito tempo, para atender pleito de afins. Em determinado momento da reunião de aproximadamente três horas, o deputado Henrique Alves foi categórico: ou muda a forma de administrar e de lidar com aliados ou o Governo acabará sozinho.

O principal alvo de críticas foi o secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, que é apontado pelos insatisfeitos como o obstáculo para que os contatos com o Governo não se concretizem. Carlos Augusto também se prontificou em abrir as portas da administração e dialogar sempre que necessário com os parceiros.

A governadora Rosalba Ciarlini garantiu que as decisões a partir de agora serão tomadas em grupo. Os aliados querem participar de decisões importantes, como a troca de auxiliares, obras, entre outras importantes para a administração.

Para ao senador José Agripino Maia a reunião serviu para fortalecer ainda mais o grupo que iniciou a gestão com a gestão democrata. “Esse grupo permanecerá unido e todos se colocaram à disposição para ajudar”, disse ele. Não houve conversa política. “Em nenhum momento. Decidimos que 2014 vamos deixar para 2014”, concluiu o deputado João Maia.

Na nota divulgada ontem pela manhã, horas depois de encerrada a reunião na noite de segunda-feira, os aliados assumiram o compromisso de garantir a unidade para que o Estado  aproveite plenamente a “oportunidade histórica” criada com a presença de potiguares em funções relevantes na política nacional (Congresso Nacional, Executivo e legendas partidárias).

O documento não trata de aliança partidária, mas sim em manter a unidade para que o Rio Grande do Norte possa garantir conquistas ao desenvolvimento do Estado.  A nota lembra que “em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

O segundo item do documento afirma que estão comprometidos com esse avaliação o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara, o presidente nacional do Democratas, José Agripino, o deputado João Maia e deputado Ricardo Motta.

“Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte. Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica”, destaca o os parlamentares e políticos que assinam o documento.

“A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. Ela determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, acrescentam os signatários. E concluem:  “Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte”. A nota é assinada por Garibaldi Alves Filho (PMDB), Henrique Eduardo Alves (PMDB), José Agripino (DEM), João Maia (PR) e Ricardo Motta (PMN).

Rosalba destaca entendimento

A governadora Rosalba Ciarlini disse que considerou o entendimento com as forças políticas “a consolidação dos sonhos e da esperança do povo potiguar.” Segundo ela, esse entendimento vai possibilitar um futuro promissor para o Estado, com a ajuda de lideranças. “O Governo terá mais forças para dar encaminhamento aos interesses do RN junto ao Governo federal. Esses projetos vão sair muito mais rápido agora por causa desse apoio, notadamente a presença de Henrique e Garibaldi”, frisou a chefe do Executivo.

Durante a reunião, Rosalba Ciarlini ouviu atentamente os presentes e não fez objeções quanto ao cumprimento de sugestões e às mudanças que os aliados reivindicaram para os rumos do Governo.

O senador José Agripino Maia destacou que a “conversa franca” serviu para apontar impropérios, propor soluções e encaminhar um projeto uníssono e que terá a parceria das principais lideranças do Estado para as ações que serão encaminhadas de agora em diante. Agripino destacou que as alterações a serem feitas na administração estadual ainda serão discutidas com o grupo de aliados e somente serão formatadas no tempo oportuno.

“RN está em situação de dificuldade”

Os aliados da governadora Rosalba Ciarlini adotaram um discurso comum ao defenderem uma maior interação nas decisões do Executivo e um diálogo mais aberto com os parceiros. Para eles, o Rio Grande do Norte vive um momento pujante do ponto de vista político, com o presidente da Câmara e um ministro do Governo Federal e não pode perder a oportunidade de alavancar ações e se firmar no cenário desenvolvimentista do país. “Estados vizinho como Pernambuco e Paraíba estão crescendo e se desenvolvendo e o Rio Grande do Norte nesta situação de dificuldade extrema”, frisou o deputado João Maia.

O PR, destacou ele, vai criar um “núcleo de decisão” para discutir e definir os rumos da legenda. No próximo sábado, o partido reunirá deputados, prefeitos, vice e vereadores eleitos pelo partido para implantar o  Núcleo Central de Decisão. Por essa instância deverá passar a discussão se o partido irá ou não liberar o deputado estadual Kelps Lima da desfiliação por justa causa, já solicitada pelo parlamentar na Justiça Eleitoral.

Os líderes políticos do PR divergem sobre o posicionamento do PMDB na base de apoio da governadora Rosalba Ciarlini. Enquanto João Maia opina ser necessário estreitar as alianças e aumentar a interlocução com os líderes peemedebistas, o deputado estadual Vivaldo Costa fez duras críticas aos peemedebistas e defendeu a saída do partido do bloco governista. Na edição de terça-feira da TN, o deputado estadual disse que a saída do PMDB seria uma boa aquisição para o Governo. “Eles estão participando do governo com secretarias, têm espaço e não vão ter nenhum compromisso com a reeleição dela”, disse Vivaldo Costa.

A nota na íntegra:

1 – Em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte;

2 – Assim entendem e com esse pensamento estão comprometidos, o Ministro Garibaldi Filho(PMDB), o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves(PMDB), o Presidente Nacional do Democratas, senador José Agripino, o deputado federal João Maia(PR) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta(PMN).

3- Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte;

4 – Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica;

5 – A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. A governadora determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte;

6 – Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte.

Ministro Garibaldi Alves Filho(PMDB);

Deputado Federal Henrique Eduardo Alves(PMDB);

Senador José Agripino(DEM);

Deputado Federal João Maia(PR);

Deputado Estadual Ricardo Motta(PMN).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas