quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Governadora entrega dois mil certificados do Projovem Trabalhador

- Publicidade -

Na próxima terça-feira (22), a partir das 18h, haverá a entrega dos certificados de conclusão do programa Projovem Trabalhador, que é executado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Os certificados serão entregues pela Governadora Wilma de Faria e pelo titular da Sethas, Gercino Saraiva, no Presépio de Natal (bairro de Candelária, próximo ao Ginásio do Dedi), às mãos de dois mil jovens potiguares que participaram do programa de qualificação profissional.

De acordo com Jaiane Dantas, coordenadora da Subsecretaria do Trabalho (SINE-RN), “os certificados são parte fundamental do processo, porque representam a finalização do curso, valorizando os jovens que estiveram por seis meses se qualificando para conseguir uma inserção no mercado de trabalho. É a concretização do curso”, disse. A coordenadora ressalta a importância da presença de todos os jovens no evento.

Os dois mil certificados que serão entregues são referentes à conclusão dos cursos de qualificação profissional dos arcos ocupacionais de esporte e lazer (150 jovens), transporte (300 jovens), turismo e hospitalidade (350 jovens), administração (700 jovens) e serviços domésticos I e II, (500 jovens).

Os cursos tiveram duração de seis meses e os jovens envolvidos foram beneficiados com auxílio financeiro mensal de R$ 100, qualificação profissional com carga horária de 350 horas/aula, inserção no mercado de trabalho de 30% do total de jovens qualificados, dentre outros.

Projovem Trabalhador

O Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã foi executado no Estado, através de uma parceria com o Governo Federal/Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Governo do Estado do Rio Grande do Norte/Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/Sine-RN) e as instituições executoras contratadas. No ano de 2009, foram beneficiados 7 mil jovens de 35 municípios, com investimentos federal e estadual de R$ 15.151.340,00 na operacionalização do programa e pagamento do auxílio financeiro dos jovens.

O programa é voltado ao público entre 18 e 29 anos em situação de desemprego e que seja membro de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo, nos termos do regulamento, estejam cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou médio e que não esteja cursando ou tenha concluído o ensino superior. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda, por meio da qualificação social e profissional e do estímulo à sua inserção no mundo do trabalho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas