quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Governo afirma que ações serão intensificadas no RN

- Publicidade -

A governadora Rosalba Ciarlini informou, por meio de sua assessoria, que ações estruturantes previstas para o Rio Grande do Norte serão mantidas e inclusive intensificadas, mesmo com a previsão de chuvas dentro da normalidade. O assunto foi discutido ontem, em reunião do Comitê de Combate à Seca, no auditório da Governadoria.

“Pelas chuvas que estão surgindo já pelo Alto Oeste, nós temos uma expectativa positiva para o inverno deste ano. No entanto, todas as ações estruturantes de recursos hídricos, como cisternas, barragens subterrâneas, adutoras, sistemas simplificados e barragens como Umarizeira e Oiticica, irão continuar como se estivéssemos em período de seca”, explicou a governadora.

#SAIBAMAIS#Rosalba acrescentou que a distribuição de sementes já foi licitada e deve ser iniciada em até 15 dias. “É importante que tudo que foi feito até agora seja continuado e até intensificado para que o Rio Grande do Norte possa, a partir de agora, conviver bem com a estiagem”, afirmou, por meio da assessoria. A reportagem tentou entrevistar o secretário estadual de Agricultura, Tarcísio Bezerra, após a reunião, mas ele não atendeu as ligações.

Participaram do encontro técnicos das Secretarias de Estado da Agricultura,  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Emparn.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), até 4 de fevereiro, 12 municípios já estavam em colapso na distribuição de água: João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Antônio Martins, Venha Ver, Francisco Dantas e Paraná, na regional de Pau dos Ferros; além de Carnaúbas dos Dantas, Equador, Ipueira, São José do Seridó e Jucurutu, na regional de Caicó. Próximo de Mossoró, houve qqueda na oferta de água e a ausência de chuvas causou baixa no reservatório, o que afeta a qualidade da água.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas