quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Governo negocia e tenta evitar greve

- Publicidade -

O Governo do Estado abriu negociação com os policiais e bombeiros do Rio Grande do Norte que ameaçam entrar greve. Na manhã de hoje, 22, o procurador geral do Estado, Miguel Josino, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, e o secretário estadual de segurança pública, general  Eliéser Girão, se reúnem com a comissão das associações para abertura de mesa de negociação entre o Executivo e as categorias.
Duzentos militares continuam acampados em 23 barracas montadas em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo
Após essa reunião, a comissão apresentará o balanço das negociações durante a assembleia dos policiais e bombeiros, marcada para as 10h,  onde eles decidirão se a paralisação prevista para hoje será mantida ou suspensa. A suspensão das atividades nesta terça-feira está confirmada. Cerca de 200 pessoas se revezam nas 23 barracas acampadas em frente à Governadoria do Estado. Nesta terça-feira, o acampamento completa 15 dias.

#SAIBAMAIS#Em reunião no último sábado, a cúpula da segurança do Estado definiu que o envio da Lei de Promoções e da autorização do concurso do Corpo de Bombeiros para a Assembleia Legislativa será realizado até o dia 1º de maio. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) o “pacote”, que também prevê a finalização do Estatuto do ITEP e envio ao Ministério Público Estadual (MPE) e revisão nas diárias operacionais. Na reunião, também foi autorizada a nomeação de 52 policiais civis.

De acordo com Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN, as associações só foram informadas das decisões após a reunião. “Fomos convocados pelo comandante da PM no sábado à tarde, que só nos informou do que foi decidiu e pediu para que saíssemos do acampamento. Não houve diálogo”, informou.

A Sesed informou que R$ 37 milhões foram investidos, no último mês, na compra de veículos e materiais para as polícias do estado. As licitações para compra de 200 veículos de quatro rodas, 60 motocicletas, aquisição de 97 câmeras para o Ciosp e de 1200 equipamentos de rádio. Os primeiros equipamentos começam a ser entregues nesta semana, de acordo com a secretaria. Os veículos e coletes ficam para o final de maio.

Para o secretário de segurança Eliéser Girão,  o governo avançou ao garantir o envio da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa até o dia 1º de maio. O PL está em análise na Casa Civil e deve ser encaminhado para a Consultoria Geral do Estado ainda nesta terça-feira (22). Na mesma data limite serão enviados à Casa o projeto para majoração da diária operacional da PM; a autorização para concurso do Corpo de Bombeiros e a Lei de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico.

A Sesed já prepara um plano alternativo para manutenção da segurança no estado. Quais planos são esses, entretanto, o titular da secretaria não quis detalhar. Na quinta-feira (17), Eliéser Girão participou de encontro com o Ministro da Justiça e secretários de outros estados sobre as greves das polícias que vêm tomando conta do país.

O comandante da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo, afirmou que o comando já encaminhou ao Planejamento uma proposta para atualização da lei estadual 463/2012, que institui a remuneração por nível e vinha sendo descumprida desde a sanção. “Entendemos o direito dos policiais de reivindicar, mas também acreditamos que eles vão manter suas funções. Já atendemos uma série de reivindicações para isso”, concluiu.

Reivindicações das polícias do RN
Polícia Militar
– Pagamento dos níveis de subsídio e das férias
– Pagamento de remuneração por nível, de acordo com a lei 463/2012
– Implantação de auxílio alimentação
– Fornecimento de material adequado
– Reajuste de 56,7%
– Convocação de 824 candidatos aprovados na segunda fase do último concurso da PM

Polícia Civil
– Envio do Estatuto do ITEP à Assembleia Legislativa
– Nomeação dos aprovados no último concurso da Polícia Civil
– Vale refeição
– Adicional noturno
– Delegacias abertas 24h, incluindo finais de semana
– Retirada dos presos das delegacias

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas