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Grelhados à moda norte-americana

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Se o food truck é uma “invenção” tipicamente norte-americana, o Pop Steak faz jus às origens. O trailer de comida circula pelas ruas de Natal desde julho deste ano, e é uma verdadeira churrascaria e hamburgueria sobre rodas. O maior diferencial da cozinha móvel é o estilo de preparar, selecionar e servir as carnes, tudo seguindo o figurino criado nos Estados Unidos.
Prime rib steak (lombo) é preparado com chama aberta e tem como único coadjuvante a batata rústica
“Gostamos muito de carne, e queríamos empreender. De tanto  circular entre os food trucks da cidade, notamos que não havia nada voltado para a variedade de carnes vermelhas. E assim surgiu a ideia do Pop Steak”, explica Karlo Schneider, que comanda a empresa ao lado dos sócios Ítalo Sales e Lacerda. O trio optou por trabalhar a carne num estilo norte-americano: ela é preparada em chama aberta, o que garante uma textura mais suculenta, e os cortes também vêm de lá, sendo pouco comuns por aqui.

O tipo de carne também é diferenciado. “Procuramos a carne bovina da raça Angus ou Wagio, enquanto a maioria aqui no Nordeste trabalha com a Nelore. A carne do Angus, por ser praticamente a de um novilho, é muito mais macia e saborosa”, afirma Schneider. Os pratos são servidos ao estilo ianque, ou seja, com o mínimo de acompanhamentos. Para as carnes, apenas batatas rústicas (cozidas e depois assadas), e para os sanduíches, as fritas tradicionais.

Os hambúrgueres são de preparo artesanal, altos, com 200 gramas, e com o sabor de churrasco garantido pelo uso da chama aberta. Há cinco variedades: o burguer de picanha, servido sob uma boa camada de cheddar; o ‘popig’, feito de fraldinha e bacon sob camada de catupiry; o ‘popeye’, feito de costela com catupiry; o ‘popsol’, de alcatra de sol, com camadas de cebola e queijo. Há também uma versão kids do burguer de picanha. Os preços variam de 11,99 a 19,99 reais. Todos vêm apenas com queijo, ao estilo americano.

Os steaks são servidos em generosas porções de 300 gramas, em oito opções de cortes diferentes: há o ‘ribeye’ (costela ou bife ancho) grelhado servido no molho de cebola; picanha; t-bone (osso com contra-filé e filé mignon); o filé mignon de 200g mais macio e menos calórico; a fraldinha sem a capa de gordura; o ‘prime rib steak’ (lombo); o bife chorizo (corte espesso e gorduroso), e o baby beef (miolo da alcatra), um corte magro para quem valoriza uma refeição mais light.
O “Pop” foi construído especialmente para o estilo food truck
O Pop Steak Food Truck  procura se diferenciar pelos detalhes: as mesas e cadeiras são de madeira, os pratos não são descartáveis, e os talheres são de aço. “É um serviço próximo ao de um restaurante convencional. Achamos que o cliente gosta disso”, afirma. Como todo food truck, a localização varia diariamente, mas há pontos mais constantes entre Lagoa Nova e Petrópolis. A informação é passada pelo Instagram e Facebook. “Geralmente estamos juntos com outros food trucks. Trocamos informações e clientes. É vital para a longevidade desse movimento em Natal”, conclui.

Serviço:
Pop Steak Food Truck.
Informações sobre roteiro no Facebook e Instagram.

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