sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Greve ameaça o semestre letivo de 300 mil alunos

- Publicidade -

A greve na rede estadual de ensino ameaça o semestre letivo de mais de 300 mil alunos. São 668 escolas em todo o Rio Grande do Norte que terão as aulas (totalmente ou parcialmente) suspensas. Para o professor François Fernandes, da Escola Estadual Edgar Barbosa, em Lagoa Nova, os alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão os mais prejudicados. “Eu não vou aderir à greve porque me preocupo com o desempenho dos meus alunos. Esses adolescentes não vão ter a menor chance de aprovação no exame se não tiverem aulas”, afirma.

Robson Araújo, estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Antônio Basílio Filho, em Parnamirim, apoia a greve. “Pior do que ficar sem aulas é a situação continuar como está, a educação está um caos”, avalia.

Já Paulo Nascimento, estudante do oitavo ano da escola Estadual Tiradentes, lamenta o movimento: “É uma pena porque quem fica no prejuízo são os alunos. Eu quero estudar e agora eu não sei quando vou ter aula, e o meu futuro depende disso”, diz.

Infraestrutura

O Sinte afirma que há uma defasagem de 1.500 professores na rede estadual de ensino público. Já a Secretaria de Educação diz que 3.723 professores foram convocados, ultrapassando o número de vagas abertas (3.500) no último concurso público. Enquanto o Sinte alega que 94% das escolas da rede estadual de ensino estão sucateadas, a Secretaria de Educação ressalta que cerca de 200 escolas foram recuperadas, outras completamente reconstruídas e todas as 668 recebem recursos diretamente do caixa da escola para a realização de pequenos reparos. Existem atualmente 18 mil professores na ativa na rede pública estadual, 10 mil somente em Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas