Greve dos ônibus traz prejuízos e provoca caos no trânsito de Natal

Publicação: 14 de Maio de 2012 às 07:34 | Comentários: 37
A+ A-
A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Natal deflagrada nas primeiras horas desta segunda-feira (14) já traz prejuízos aos usuários e provoca um caos no trânsito da cidade. Os motoristas e cobradores reivindicam, entre outras coisas, um reajuste salarial de 14,3%.
Adriano AbreuParadas de ônibus de Natal estão lotadas desde as primeiras horas da manhãParadas de ônibus de Natal estão lotadas desde as primeiras horas da manhã

Desde cedo, várias pessoas lotam as paradas de ônibus de Natal. "Já estava sabendo da greve e, por isso, cheguei mais cedo à parada. Mesmo assim não deu certo, pois não passou nenhum ônibus sequer", disse Rafael Barbosa, que mora em Ponta Negra e trabalha na Ribeira.

Os que possuem carro também se anteciparam e provocam um verdadeiro caos nas ruas da cidade. "Mesmo tendo carro, sempre vou trabalhar de ônibus. Mas hoje tive que vir de carro. E pelo visto muitas pessoas fizeram o mesmo que eu, pois o trânsito está completamente parado", falou o servidor público João Maria da Costa.

De acordo com informações iniciais, os motoristas e cobradores de todas as empresas de ônibus de Natal estão em greve. A exceção é a empresa Cidade das Dunas, que conseguiu cumprir a Lei da Greve e mantém uma frota de 30% dos ônibus circulando.


Deixe seu comentário!

Comentários

  • loewenatal

    Sindicato e empresários unidos para tirar mais dinheiro do seu bolso!!! Essa é a verdadeira intençao dessa greve...enquanto isso sistema de transporte urbano totalmente desorganizado, ônibus caindo aos pedaços, motoristas e cobradores mal educados, nem mapa nem horários nas paradas....nada! Desorganização TOTAL!

  • mello1911

    Uma greve dessa depois de uma reportagem em rede nacional como a de ontem milhoes e milhoes de reais, espalhado, onde em uma unica viagem se gastava-se mais de R$200,000 mil reais, e um abesurdo! ainda temos de aguentar empresarios e motoristas juntos, ai vai mais um aumento de passagens, e quanto isso o lucro dos empresarios no alto, porque essas diferenças salarias nao saem do lucro deles, e sim do bolso do contribuinte qdo aumenta as passagens.... E O BRASIL!!!!

  • altamir_matos

    Parabéns ao sindicato de transporte!!! Eu ficaria maravilhado se o aumento não fosse concedido, queria saber se eles iriam pedir demissão... Acontece que eles entraram para trabalhar achando que iriam ganhar o salário de um Governador. Todo ano é isso, greve, paradas, aumento de salário. E pra gente pagar R$02,20 por transportes ruins, desorganização, falta de educação como foi citado pelo amigo loewenatal@. Aumenta o salário deles hoje, a passagem amanhã, mas a presteza vai ser a mesma!

  • niky_tinoco

    realmente contudo isso so quem sofre somos nos pois chegamos atrasados no emprego e outra se chegar eles n pensam no prejuizo que iram nos causar....

  • ione_tsj

    gostaria de saber até que horas vai a greve !

  • alexandremacau

    No entanto, Haverá hoje no Porto de Natal um almoço abordo de um Navio da MARINHA FRANCESA, para autoridade dentre elas a nobre e excelentissima senhora PREFEITA DA CIDADE DO NATAL, MICARLA DE SOUZA "e seu esposo?". enquanto o povo se mata nas paradas MICARLA DE SOUZA se rega ala cozinha FRANCESA.

  • edvaniafernandes

    Concordo em reivindicar os seus direitos, mas quem são penalizados são os trabalhadores que precisam do transporte público! E com isso tem alguns empresários dão falta ou até mesmo uma suspensão. E essa frota de 30% É MENTIRA.

  • dayanemenezes.enf

    Bom dia! Hoje ainda tentei sair de casa, mas depois de mais de uma hora de espera no ponto de ônibus, desisti. O terminal dos ônibus do pajuçara, está fechado! só obtivemos a informação de que os motoristas e cobradores preferem pagar multa do que colocar os 30% da frota para rodar. Verdadeiro caos!

  • franciscoriogrande

    Só quem paga verdadeiramente e o povão !!! Paga um valor absurdo pela passagem a qualidade do serviço e muito ruim.,além do mais as mordomias dos sindicalista,digo OPORTUNISTAS.

  • jardlaniasilva

    Não entendo eles trabalham planos servir e somos nós quem pagamos pois sofremos com passagens altíssimas ônibus quase caindo os pedaços e eles ainda só faltam colocar gente no teto pensem nas pessoas que trabalham distante pois nos precisamos desse transporte todos os dias

  • negaodotadocam

    As linhas de ônibus deveriam seguir sua rota como o dia qualquer, mas gratuitamente! Isso sim iria da um prejuizo maior aos empresários. Todo mundo sem pagar passagem! Vamos dar prejuizo a esses vampiros!

  • shalondivulgacoes

    concordo plenamente com suas palavras,realmente esta greve tem o aval dos empresarios,so não vê esta pouca vergonha quem não analisa os fatos,pura encenação teatral no final de tudo os motoristas e cobradores irão sair do jeito que entraram, foram usados ea população prejudicada sem falar na humilhação sofrida nas paradas de onibus sem os mesmos estarem rodando

  • tiagodfsousa

    Isso é uma imoralidade! O judiciário vendido, e a anarquia solta.

  • jlaraujo_araujo

    Enquanto empresários continuam repetindo que vivem "quebrando", o povo é quem paga o pato. A greve é legítima, no entanto infelizmente o povo é quem paga pela incompetência jurídica dos empresários que tem ganância como principal objetivo no seu empreendimento e também da parte da prefeitura, que não toma uma posição mais objetiva em colocar em prática o plano de licitação em nossa cidade. Se já é ruim o serviço prestado pela falta de cumprimento real dos horários, seja por causa dos engarrafamentos ou pela falta de ônibus nas linhas, agora com a greve o caos está instalado.

  • leaomensageiro

    Segundoa Lei de Greve a paralisação deveria ser parcial e o quantitativo para garantia dos serviços a população não deve ser inferior a 30%. Onde estão os 30% dos ônibus de Natal??? Esperamos que o poder público tome providências! Pois, já estamos vendo mais uma ação descabida e totalmente lesiva a população que precisa do transporte urbano. Isto é um descaso para conosco, onde esta nosso direito de ir e vir garantido pela constituição???

  • verdadeabs

    Até que enfim.... Uma greve que chama a atenção pública... Quando é Educação e Saúde ninguém comenta nem dá a devida credibilidade, uma vez que os prejuízos, teoricamente, são menores... Todos os serviços públicos de Natal estão um caos... Aliás, este estado está um caos...

  • janesilva201095

    Isso é uma vergonha para a cidade, uns governantes c....., uma cidade pequena como a nossa ter que sofrer dessa forma e olha que é a população que coloca dh no bolso desses bost.., estou indignada e revoltada com esse Sindicato, parabéns... ....imagine a populção fazer greve tbm e não da dh pra vcs seria ótimo né.... pensem e reflitam e antes de tomarem uma decisão tão errada como essa lembre-se que somos NÒS quem pagamos seu salário.....

  • francisco.junior

    Um dos maiores erros cometidos pelos legisladores brasileiros foi permitir o direito de greve para qualquer um. Por que digo isso? Porque existem serviços que simplesmente não podem parar. Exemplos? Polícia, hospitais, transporte público. O sujeito que escolhe trabalhar nestas áreas precisa ter a consciência que está atuando numa área vital para a sociedade, logo ele não tem o direito de cruzar os braços. Se o faz, merece demissão sumária e proibição de ser recontratado por outro órgão de mesma natureza. Ninguém o obrigou a trabalhar ali; mas se entrou, que assuma a responsabilidade.

  • jonasjoaquimdelima.lima

    Carta aberta aos usuários do transporte coletivo de natal Caros amigos sou usuário do transporte coletivo nesta manha mas uma vez sentimos o que é o frágil sistema de transporte coletivo em nossa cidade na minha opinião o sindicatos tem sim o direito de lutar por melhores salário para a categoria a qual representa ,bem como o Seturn que representa suas empresas associadas e nos usuários que nos defende aonde estão os vereadores ? Claro que os funcionários merecem um salário melhor as empresa necessitam terem o seu lucro afinal vivendo em um país capitalista, mas como fazer isto sem aumenta as passagem? Simples bastava a prefeitura diminuir os impostos cobrados das empresas de ônibus. Temos que cria uma associação dos usuários para nos defender junto a justiça para melhoras o nosso sistema de transporte coletivo . Jonas lima usuário do transporte coletivo da cidade do Natal

  • ferreirafneto

    A população tem que fazer a mesma coisa: enquanto durar a greve ninguem sai de casa para trabalhar para ninguem! Só vai trabalhar quem é autônomo! Funcionários públicos, vendedores, caixas de supermercados, vigilantes...! Afinal, quem sai de casa durante a greve corre risco até de ser apedrejado dentro de um ônibus que estiver circulando, além de ficar horas numa parada esperando por quem não ficou de vir!!

  • angelelis-br

    Concordo com o leowenatal@ esse é uma vergonha muito grande querem reajuste mais nao melhoram nada cada dia pior a falta de respeito para com a populaçao nao tem horarios muitas vezes ter que esperar 1h na parada as vezes ate mais e quando vem um atras do outro parecendo uma competiçao de formula 1 ,muitos motoristas super mal educados nao querem parar para os idosos! uma falta de organizaçao total, pelo fato que é o unico meio de transporte em natal nao tem uma linha de metro,trem entao eles fazem o que querem mas como o povo brasileiro tem aminesia um dia depois nao lembram mais nada!!!

  • izancoelho

    O aumento de passagens vai kkkkkkkkkkkkk.

  • gsk_rayanny

    Bem, essa empresa que está funcionando concerteza não circula pela zona oeste nem zona norte de Natal, sendo assim esta greve complica ainda mais a situação de muitos natalenses.

  • katia

    è uma vergonha porque ninguém respeita o direito de ninguém. Este sindicato todo ano apronta esta palhaçada e a população que a grande maioria fica refén desta ganância. Será que eles não percebem que ninguém teve aumento de +de 14%. Agora agente paga imposto e trabalha para ser refém de pessoas assim. Nós não temos culpa de nada e temos que ficar na rua sem transporte. sou favor da democracia mais neste país esta impossível e acho que inclusive que algumas categorias deveriam ser proibidas de fazer greve, já que a população prejudicada é maioria em meio a classe.

  • ruandeibel

    acho um absurdo, pois o que é que os usuarios tem haver com essa greve, todos sabem que pessoas dependem de ônibus e toooooodas as empresas de ônibus depem mais ainda dos usuários para funcionar.acharia ótimo se todos os usuários quando voltassem a greve, todos os usuários entrasem em greve também!queria ver se ele iria funcionar sem passageiros.

  • russiel10

    Boa noite,mais um dia de caos e ninguem explica ate pq q a prefeitura em sí nao tem uma empresa de onibus ? pq dentro dos conchavos a quem interessa ,esse tipo de concorrencia nao "deve" existir,pois com certeza nao interessa a "alguem " tal concorrencia???? Com a palavra as autoridades "competentes"...O M.P bem q poderia auxiliar na abertura dessa "caixa preta" dos transportes coletivos de natal....

  • janio.rodrigues

    "É uma vergonha o que esta categoria fez com o natalense hoje,eu não dependo deste meio de transporte mas tenho familiares que deixaram de cumprir o seu expediente por inresponsabilidade e crime destes "Profissionais" pois não foi nem respeitada a lei de greve.Cadê os 30% da frota nas ruas ,agora eu quero saber onde está o Ministerio Público que não fiscaliza esta greve vergonhosa,pois o direito de greve existe mas também existe a obrigação com os usuários,espero que normalize o quanto antes pois só quem sofre é o usuário,além de conviver com pessoas totalmente despreparadas emocionalmente para lidar com pessoas,com Coletivos de algumas empresas caindo aos pedaços ainda acorda cedo e se depara com um caos desta proporção...

  • jonathas.rangel.berico

    A população só irá apoiar uma greve desta quando os motoristas e cobradores se prestarem ao trabalho de, pelo menos, aprenderem a tratar bem os passageiros. E só podemos admitir aumento de passagem se as condições dos transportes melhorarem.

  • mizaelalencar

    Gostaria de saber se a nossa Prefeita Micarla de Souza, que não toma conhecimento as ruas emburacadas, ela faz de conta que ta tudo bem, ou não sabe que existe? Acho que ela n tem carro com rodas, não é possível. E que faz tantas promessas, ela prometeu aumento a classe sem alterar a passagem, será que desta vez ela irá segurar isso? A greve sem vandalismo para chegar a um bom senso a alcançar seus objetivos e negociação é valido.

  • marcelolima1982

    O TRANSPORTE PÚBLICO DE NATAL É SIMPLESMENTE UMA VERGONHA NACIONAL. É INCONCEBÍVEL QUE UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE TENHA VÁRIAS EMPRESAS ATUANDO NA CONCESSÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO. NATAL BRINCA DE FAZER TRANSPORTE. OH CIDADEZINHA MICHURUCA....

  • faustoklixto

    Essa greve nada mais é que abusiva, tantos outros cidadões dependem totalmente do transporte público, e esse povo revindicam algo que pode ser conversado com os empresários! A culpa não é da PMN, pois a prefeita já declarou que não ira aumentar as passagens do transporte! Por isso sei que o compromisso da prefeita esta sendo feita, e no entanto o desrespeito vem de outras partes!

  • daivsw

    E que venha a Copa!!!!

  • salvianojjf

    olá, e justo essa greve sim, não só os motoristas de õnibus precisam de aumento e primcipalmente segurança para poder trabalhar em paz ! além de ser um trabalho extressante, muitos como todos nós deixam as familias em casa sem saber se voltam para casa com esses bandidos assaltando e aterrorizando todos inclusive eu fui assaltada varias vezes em coletivo e não consigo mais pegar um õnibus para ir ao centro... está uma vergonha natal somos prejudicados sim mais temos que pensar também em quem se arrisca dia a dia!!!!!!

  • Ma_alicern

    Os motoristas e cobradores deviam para essa greve e circular as ruas de natal porque tem pessoas que precisa trabalhar e estuda ou otras atividades isso tem que acabar

  • al_sant

    A greve é o ponto mais alto quando tudo mais dá errado e esse erro é proposital mas nunca é responsabilizado, nem autoridades nem empresários, somente são penalizados os usuários de transporte público - que nunca são autoridades nem empresários - e os trabalhadores, que ganham uma miséria de salário pra trabalhar num ônibus que é tão ruim pros passageiros quanto pra eles, numa jornada longa e em péssimas condições, inclusive de higidez. Se as greves decorrem pela defasagem salarial é de se perguntar porque não se evitou que chegasse a esse ponto? A resposta é que ninguém liga.

  • leilsonpepe

    o estado do RN deveria aprender com quem realmente cuida para que o transporte coletivo seja realmente eficiente e rápido, Curitiba, Curitiba foi eleita a cidade onde o transporte coletivo é o melhor da america latina é só da uma conferida no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br problema todas as cidades enfrentam, mas quando os nossos politicos se empenham para que sejam resolvidos é outra historia...