sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Grupo apresenta projeto para o Reis Magos dia 17 de abril

- Publicidade -

Enquanto não sai uma decisão judicial definitiva e de mérito sobre a demolição do prédio onde funcionou o antigo Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, o secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril, confirmou que na manhã da próxima sexta-feira (17), o representante do grupo Hotéis Pernambuco S/A, a quem pertence o imóvel – engenheiro Arthur Percílio, virá a Natal apresentar o novo projeto do empreendimento a ser erguido no local.

Fernando Bezerril disse que a vinda de Arthur Percílio estava prevista para o dia 13 de março,  mas em decorrência de problema de saúde, foi adiada a sua presença na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Lá, o engenheiro fará a apresentação do projeto, que inclui as construções de um estacionamento no subsolo para 500 automóveis e de um shopping-center ao nível do mar, na avenida Café Filho, na Praia do Meio, Zona Leste de Natal.

Para Bezerril, a construção de um estacionamento desse porte é importante para o turismo natalense, porque os visitantes que vêm do litoral – do norte ou do sul da cidade, não param na Praia do Meio porque não têm onde parar. “As pessoas deixam de desfrutar as piscinas naturais como as da Praia do Forte”, disse ele.

Bezerril comentou, ainda, que o grupo hoteleiro pernambucano cogita construir um hotel cinco estrelas no pavimento superior do shopping center, mas aí, explicou ele, depende de uma revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) ampliando o gabarito para a construção de prédios naquela área do município.

Segundo Bezerril, o município defende a preservação do Hotel Reis Magos, por sua importância histórica e arquitetônica para Natal, mas o prédio inaugurado em meados dos anos 60 está em ruínas. Exauriu-se, praticamente, segundo ele, toda a possibilidade de restauração e recuperação do imóvel, que está com toda a sua infraestrutura comprometida.

O engenheiro Arthur Percínio confirmou por telefone, no fim da tarde de ontem, que  vem a Natal no dia 17, a fim de expor o novo projeto de empreendimento para o antigo Hotel Reis Magos, que se encontra em situação de abandono há pelo menos 20 anos. “O projeto é completamente diferente do anterior e já pedimos a Semurb a liberação para demolição”.

A TRIBUNA DO NORTE também tentou ouvir, no começo da noite, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Caetano Rosado, mas não conseguiu. Já a assessoria de imprensa da Justiça Federal, informou que se encontra concluso, para despacho, o processo na qual o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pede que seja proibida a demolição do imóvel.

A ação tramita na 5ª Vara da Justiça Federal e tem parecer favorável do  Ministério Público Federal (MPF) à demolição do prédio. Como o juiz Ivan Lira está atuando no Tribunal Federal da 5ª Região, em Recife (PE), a decisão final vai caber a sua substituta, a juíza Gisele Leite.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas