quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Grupo vai resgatar projeto de 2010

- Publicidade -

Daísa Alves
repórter

O grupo Hotéis Pernambuco S.A deve resgatar projeto de 2010 que previa restauração e ampliação do Hotel Reis Magos. A informação foi dada pelo proprietário do grupo, José Pedroza Oliveira. Ele esteve na cidade para visita ao prédio e conversou com a Prefeitura de Natal, quando se comprometeu a manter as características arquitetônicas da construção. O antigo projeto prevê uma instalação de menor porte em relação ao último projeto apresentado no final de 2013 – que previa a demolição da atual estrutura para construir um hotel cinco estrelas, com ênfase para as instalações comerciais.
Líder do grupo, José Pedroza, anunciou os investimentos
Nesta próxima semana, o engenheiro Arthur Percínio, autor deste antigo projeto, estará em Natal para avaliar a estrutura do hotel e, se preciso, fazer adequações. Inicialmente, a ideia é construir um estacionamento subterrâneo com 500 vagas, com entrada pela av. 25 de dezembro, 294 apartamentos, e espaço para lojas comerciais. O custo deve ser de aproximadamente R$ 120 milhões. “O projeto foi apresentado em 2010,  já havia sido aprovado, licenciado”, diz Pedroza. “Não foi executado em virtude de exigências burocráticas e pela falta de rentabilidade”.

#SAIBAMAIS#A previsão de execução é de 30 meses, assim que iniciada as obras, que dependem agora da liberação de licença pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb). Segundo Marcelo Toscano, secretário da pasta, ele ainda não recebeu a solicitação de pedido de renovação de licença, mas já prevê, pelo tempo que foi expedido o projeto, a necessidade de uma nova licença. “Dependendo da complexidade do projeto e da entrega de documentação, uma nova licença sairia em cerca de 60 a 90 dias”, calcula. Como adiantamento, o empresário pretende “passar uma pintura no prédio” para melhorar o visual durante a Copa do Mundo.

Nesta reforma, a estrutura atual seria reforçada – ainda não se sabe com que material – para então reformar o hotel. A medida que a obra for executada, as partes consideradas sem condições de restauração poderão ser derrubadas. Pedroza ressalta que “o prédio está inabitável” atualmente. “Me espantei com o estado de conservação do hotel, vamos ver o que a gente faz”, diz. “Tem paredes que se você encostar corre o risco de cair na hora”, conta ele.

O empresário lamenta a resistência das entidades que reivindicaram o tombamento histórico e investiram contra a demolição da estrutura original do Reis Magos. “Eu queria dar um presenta à Natal”, disse. Em visita ao empreendimento, ele faz questão de mostrar as ferragens corroídas e colunas em desmoronamento. Ao mesmo tempo, recorda dos grandes nomes recebidos nas antigas instalações, como Pelé, Xuxa, ex-presidente Figueiredo.

A mãos, a placa em bronze de inauguração do hotel, em setembro de 1965, guardada na casa de funcionário antigo que ainda faz vigilância do prédio. “Um sonho de muitos anos realizado no governo de Aluízio Alves”, declara a placa com imagem do ex-governador do RN.

Quem
Grupo Hotéis Pernambuco S.A.

O que
Projeto prevê construção de estacionamento subterrâneo com 500 vagas, 294 apartamentos, e espaço para lojas comerciais

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas