quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Guarda Municipal de Natal terá porte de arma

- Publicidade -

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa e o superintendente da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Mosele, assinaram na manhã desta quarta-feira (13) o convênio que viabilizará a concessão do porte de arma para os integrantes da Guarda Municipal de Natal (GMN). A assinatura do convênio tem como objetivo trazer de volta a Guarda Municipal o direito legal de portar o armamento letal em prol da defesa e segurança da sociedade. A assinatura do convênio ainda contou com a presença do Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Paiva, do comandante da GMN, Edivan Costa e do delegado de Polícia Federal, Elton de Souza Zanatta.

“Estamos dando um passo importante para a defesa patrimonial de Natal porque desde os 19 anos de existência da Guarda Municipal ainda não havia sido regulamentado o porte de arma. A nossa guarda tem uma atuação preventiva, mas acontecem casos extremo que necessitam de uma ação mais eficaz e nossos homens foram devidamente treinados para portar qualquer tipo de arma”, declarou a prefeita Micarla de Sousa ao assinar o convênio.

“Com esse convênio o nosso trabalho será de orientar e monitorar as ações da Guarda Municipal no sentido de evitar incidente com o porte de arma. A Guarda Municipal do Natal está passando pelos cursos exigidos pela lei federal e terá toda condição de atuar com o porte de arma”. Informou o superintendente da PF/RN, Marcelo Mosele.

Segundo o titular da Semdes, Carlos Paiva, a assinatura do convênio fornece uma nova dinâmica ao processo de regulamentação do porte de arma da instituição, já que orienta e especifica as etapas necessárias ao cumprimento completo das exigências para a normatização. “O convênio além de dar legalidade a atuação da Guarda Municipal, também vai nos permitir formar outras parceiras com a Polícia Federal para fazer uma capacitação contínua dos guardas municipais e teremos a nossa disposição a academia da PF para incrementar nossos treinamentos”, declarou Carlos Paiva.

Com a consolidação do acordo, a Guarda Municipal começará a enviar a documentação das carteiras funcionais dos primeiros agentes aptos a portarem arma de fogo. Para isso o efetivo teve que passar por uma avaliação psicológica, curso de aperfeiçoamento e prática de tiro defensivo que está sendo realizada na Academia de Polícia Militar do RN.

De acordo com o comandante da GMN, Edivan Costa, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 530 homens, sendo que 50 já concluíram todas as etapas de formação para a concessão do porte e outros 150 estão para fazer a prática de tiro defensivo nos próximos dias. “A formação e treinamento dos outros 330 guardas estava dependendo da formalização do convenio com a Polícia Federal para começarem. Acredito que dentro de 30 dias os primeiros 50 homens já terão porte de arma”, informou Edivan Costa.

Com informações da assessoria de imprensa da PMN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas