sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Guardas municipais de Natal promovem cidadania em escola

- Publicidade -

Um grupo formado por quatro guardas municipais de Natal desenvolve um projeto social com as crianças da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, no conjunto Cidade Satélite. Os voluntários criaram o grupo Athitude, que oferece, duas vezes por semana, aulas de grafite (pinturas feitas em paredes e outros materiais), de caratê e uma oficina com técnicas para produção de material de limpeza. Esse projeto foi iniciado em agosto e já começa a apresentar resultados.

Formado por cerca de 50 crianças na faixa de 12 a 16 anos – todas frequentando a escola -, o grupo Athitude ajuda a discutir temas como cidadania, drogas, além de auxiliar na formação política dos jovens. “Através de uma parceria com a escola, nosso grupo oferece oficinas com a finalidade de reforço educacional e para formação de cidadãos, seguindo um modelo cooperativista”, explicou Kátia Clineia, idealizadora do Athitude.

De acordo com Kátia Clineia, o grupo Athitude é mantido com o dinheiro da venda dos produtos fabricados nas oficinas. “A oficina de fabricação de material de limpeza foi aberta para a comunidade. Todo o material produzido, através da reutilização de óleo, foi vendido e o dinheiro revertido para o programa”, informou.

O professor de grafite, Nathan Fernandes, explicou que as técnicas repassadas em suas aulas são as de aerografia e pintura de fachadas de lojas e de camisetas. “O grafite aqui é ensinado como profissão, sendo uma excelente maneira de tirar nossos jovens da ociosidade. Todo o nosso trabalho é voltado para o repasse de valores como educação e cidadania, ideias não muito exploradas na comunidade”, ressaltou.

O estudante Fabiano Costa participa das aulas de grafite desde o início do curso. Para ele, o grupo tem servido como incentivo para melhorar seu desempenho na sala de aula. “Eu gosto do grafite, me sinto bem desenhando e as técnicas de disciplina que aprendi aqui tem até me ajudado na escola”.

Vassouras ecológicas
Para 2010, o grupo pretende expandir as atividades e criar um projeto piloto para confecção de vassouras e outros utensílios a partir da reutilização de garrafas pet.

“Para a confecção das vassouras é importante que nós recolhamos uma grande quantidade de garrafas, por isso é fundamental que a comunidade nos ajude com a doação dessas garrafas e ainda de latas e caixas de leite longa vida. Esse material pode ser entregue aqui na escola e nos ajudará muito”, disse Kátia.

Todo o material confeccionado pelo grupo, como camisetas decoradas, produtos de limpeza e as vassouras ecológicas serão vendidos para manutenção das atividades e das oficinas.

* Fonte: Semdes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas