sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Hatmo-RN promove campanha para doação de medula óssea em Natal

- Publicidade -

O fim de semana será de mais esperança para os 90 potiguares que aguardam um transplante de medula óssea. De sexta-feira (17) até domingo (19), no Norte Shopping, o grupo Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte (Hatmo-RN) vai promover uma campanha de doação e conscientização dos natalenses para  doenças que afetam milhares de pessoas em todo o Brasil e requerem o transplante de parte da medula. A movimentação faz parte da Semana Nacional de Mobilização para a Doação de Medula Óssea.

Vários são os problemas que podem requerer um transplante de medula óssea, mas o principal motivo no país ainda é a leucemia que, anualmente, afeta quase 7 mil brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Contudo, ainda é difícil se conseguir um doador compatível, mesmo com o crescimento dos cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea Redome). Em 2000, havia 12 mil inscritos no registro. Hoje há 1,6 milhão de doadores inscritos, fazendo com que o Brasil seja o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha. O crescimento no número de registros também é resultado do trabalho de grupos independentes que realizam campanhas de incentivo à doação.

A Hatmo-RN, que atua no estado desde maio deste ano, já realizou 28 campanhas de incentivo à doação e conseguiu o cadastro de 8.600 pessoas no Redome no RN, contribuindo para que o o total de possíveis doadores do estado chegasse as 22 mil pessoas . Agora, o objetivo do grupo é trabalhar para que, até o fim do ano, o estado tenha pelo menos 30 mil pessoas cadastradas  no Redome.

Para alcançar a meta, o grupo Hatmo-RN firmou parceria com O Norte Shopping, onde ocorre a campanha, e o Hemovida, que realizará os exames de HLA, identificando as características genéticas dos doadores realizando o cadastro no Redome. A campanha ocorre amanhã, das 10h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 22h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas